Chamada para livro da CIESPAL sobre “Direitos Humanos e Comunicação. Uma leitura crítica emancipatória”

logoblueCIESPAL-03

O Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL) está com chamada aberta até o dia 15 de janeiro de 2016 para trabalhos sobre “Direitos Humanos e Comunicação. Uma leitura crítica emancipatória”. O livro será publicado na Coleção Economia e Política da Comunicação/CIESPAL.

A ser publicada em outubro ou novembro de 2016, a coletânea é coordenada por Francisco Sierra Caballero (CIESPAL) e Vicente Barragán Robles (CIESPAL), aceita-se artigos de 8 mil a 10 mil palavras em português, inglês e espanhol a partir de cinco eixos de análise: Democracia e memória histórica; O Estado Social – Reconhecimento e garantia de direitos; 3- Direitos de Comunicação; 4- Transformações do sistema capitalista no marco da crise sistêmica; 5- Alternativas ao desenvolvimento.

EMENTA

No marco do atual processo de transformações históricas, que abarca tanto o âmbito do sócio-político, como no campo do econômico, do cultural e do jurídico, alguns dos principais referentes teóricos desde os que a realidade é compreendida, analisada e submetida a ações transformadoras, tem se convertido num campo de disputa; isso obriga a um exercício de reflexão que permita, tanto a acadêmicos, a ativistas, autoridades reconhecem os alcances de ditas transformações, a fim de agudizar sua capacidade analítica e de mobilização social emancipadora. Desde CIESPAL e sua Escuela de Derechos Humanos, cremos necessário apostar pelo desenvolvimento de processos de incidência e sensibilização em matéria de direitos humanos, os quais são entendidos como “processos de luta pela dignidade humana”. Com isso, pretendemos lograr um maior compromisso social, acercando à ideia de direitos humanos desde o plano das ideias à rua, às lutas sociais desde onde nascem. Desde esta perspectiva, como nos refere o professor Herrera Flores, entendem-se os direitos humanos como os resultados sempre provisórios das lutas sociais pela dignidade, refletindo o acesso igualitário e não hierarquizado a priori a aqueles bens materiais e imateriais que permitam alcançar uma vida “digna” de ser vivida. Tratamos de colocar a análise no espaço e na ação para abarcar os conceitos em relação consigo mesmos e com os processos donde estão inseridos.

INFORMAÇÕES PARA AUTORES

Quem deseja colaborar com o volume poderá enviar seu texto completo e original, contendo os seguintes elementos:
• Trabalhos no idioma espanhol (textos selecionados em inglês e português serão traduzidos pela editora ao espanhol);
• Título;
• Breve biografia do autor (150 a 200 palavras);
• Corpo do trabalho;
• Bibliografia;

O texto deverá ter tipografia Times New Roman 12 pts para espaço simples, em tamanho de página A4, seguindo as normas expostas na American Psychological Association, APA, 6ta. edição. O arquivo deve ser enviado em formato Word.

Ver normas completas em: http://ediciones.ciespal.org/wp-content/uploads/2015/10/CALL-FOR-Derechos-Humanos-y-Comunicaci-n.pdf