Chamada para VIII Panam/X ULEPICC 2017

bannerwebulepicc-2-2

O Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL) e a Unión Latina de la Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC) convidam à participação no VIII Encuentro Pan-Americano de Ciencias de la Comunicación (PANAM-2017) e no X Congreso Internacional de la Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC – 2017), eventos conjuntos que ocorrerão de 12 a 14 de julho de 2017 na sede da CIESPAL, em Quito. A chamada de artigos está aberta até o dia 1 de junho de 2017.

Com o título “Políticas de Comunicação e Integração Econômica Intercontinental”, ULEPICC e CIESPAL convocam a comunidade acadêmica a refletir e debater sobre os desafios  que afetam o campo acadêmico da comunicação e da cultura na atual conjuntura histórica. Os atuais processos de integração intercontinental não são alheios ao âmbito da comunicação, que de fato resulta um espaço privilegiado para analisar as dinâmicas, tensões e conflitos que caracterizam um espaço global interconectado. É com esse plano de fundo que se convoca profissionais, docentes, investigadores, estudantes e representantes de instituições vinculadas a informação, comunicação e cultura em geral para socializar uma análise econômica, social, política e cultural da conjuntura.

Na última década, constata-se profundas transformações na estrutura e deliberação cidadão sobre o Direito à Comunicação. Estes novos debates têm levado a processos de reformas em diversas esferas, uma delas a que compete aos meios de comunicação de massa, os serviços de telecomunicações e ao acesso à informação.

Um componente transcendental, que tem feito que estes novos processos políticos sejam distintos aos observados na última parte do século XX, tem sido a participação e inclusão da sociedade civil na construção de uma deliberação ampla e de posições encontradas. De tal maneira que estes debates se desenvolveram como espaços de uma discussão em meio de dificuldades, disputas políticas e confrontos para abordar os diversos temas em torno às instituições que regulam e garantem o exercício do direitos à comunicação nas democracias contemporâneas hipermidiatizadas. Porém, tratados como TTIP ameaçam toda vontade democratizadora tanto na Europa como nos Estados Unidos e na América Latina.

O tema central do congresso abordará questões relativas à estrutura, às politicas e aos processos de resistência e defesa da democracia informativa, abordando também novos modelos teórico-metodológicos de análise dos processos intercontinentais de liberalização.

Envio de trabalhos

Dentre os requisitos para envio, o artigo pode ser escrito em espanhol, português, francês e espanhol, com tamanho de 7 a 15 páginas, incluindo tabelas e imagens, mas não a bibliografia. A fonte é Arial 11, duplo espaço entrelinhas e sob as normas APA. Para o envio e ver outras normas, acesse http://ulepicc.org/sumision-de-trabajos/

O tema central que conduzirá os debates sobre POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO ECONÔMICA INTERCONTINENTAL, o qual se organizará em cinco eixos temáticos principais que articularão o trabalho nas diferentes modalidades de participação:

  • Eixo 1: Epistemologia e Teoria da Economia Política da Comunicação e da Cultura;
  • Eixo 2: Políticas de Comunicação e Cultura;
  • Eixo 3: Comunicação, cidadania e democracia;
  • Eixo 4: Estrutura da Comunicação;
  • Eixo 5: Novas Tecnologias da Informação, da Comunicação e do Conhecimento.

Mais informações no site do evento: http://ulepicc.org/congreso-ulepicc-2017/