Chamada de trabalhos para I RECOM – Comunicação e Processos Históricos

header

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) do Campus Cachoeira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com chamada de trabalhos abertas até o dia 15 de agosto para o ReCOM 2015 – Seminário Comunicação e Processos Históricos. Dentre os Grupos de Trabalho, está o de Comunicação, cultura e tecnologias, coordenado por Sergio Mattos (UFRB/CEPOS-Cachoeira).

São aceitos artigos com até 42.000 caracteres, em formato DOC, DOCX e RTF. Fonte Times New Roman, Tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5. Seguindo o template do evento. Os autores devem estar, ao menos, cursando mestrado. O resultado dos selecionados será anunciado no dia 01 de setembro.

GT’s – Recom 2015

1.  Comunicação e Matrizes Culturais: esse Grupo de trabalho comporta pesquisas que se interessem por fenômenos comunicacionais e culturais, em perspectiva diacrônica, anacrônica e/ou sincrônica, de modo a evidenciar transformações, similaridades e/ou rupturas com matrizes culturais hegemônicas, residuais e/ou emergentes. Coordenação: Profa. Juliana Gutmann (UFBA)

 2.  Crítica de Mídia e Memória: comporta trabalhos que discutam os processos de configuração das narrativas e constituição da memória a partir de dispositivos midiáticos diversos, as disputas políticas pela construção da memória coletiva e identidades e as transformações históricas nos meios de comunicação. Coordenação: Prof. Edson Dalmonte (UFBA)

 3.  Comunicação, Sensibilidades e Performance: o grupo acolhe trabalhos que relacionem os aspectos sensíveis da experiência com as dinâmicas histórico-culturais e com as performances sociais, articulando dimensões estéticas e históricas dos fenômenos comunicacionais e produtos midiáticos. Coordenação: Profa. Renata Pitombo (UFRB/UFBA)

 4.  Comunicação, cultura e tecnologias: esse grupo de trabalho está interessado em artigos que discutam as configurações entre cultura e tecnologia nos processos comunicacionais, sobretudo relativas às dinâmicas das indústria de informação e entretenimento. Coordenação: Prof. Sérgio Mattos (UFRB).

EVENTO

O Seminário se propõe a discutir a Comunicação articulada com a História, uma vez que a História exerceu o papel central na constituição e formalização da memória oficial sobretudo porque sempre se apresentou (e conseguiu se legitimar) como o principal discurso semantizador das ações e das transformações da realidade social.

Pretende-se estabelecer um diálogo entre os processos e atos comunicacionais, bem como dar conta da sua relação com a memória, acionando discussões sobre o papel da comunicação na ativação do passado no presente; além de estimular a compreensão dos suportes midiáticos na elaboração de produtos de caráter expressivo, motivando problematizações sobre as dimensões poéticas e estéticas dos objetos, imbricadas às instâncias políticas e culturais, mas, também, extrapolando a esfera específica dos produtos e correlacionando a memória com o campo dos afetos.

Num contexto em que a sociedade está atravessada por lógicas de produção e consumo que se entrelaçam com as lógicas da midiatização, é extremamente importante questionar como fenômenos e expressões tradicionalmente vinculadas às matrizes culturais muito bem identificadas podem se reconfigurar nas relações com a midiatização em curso sejam nos âmbitos da experiência sensível ou das experiências cognitivas de identificação e memória coletiva.

O seminário permitirá pensar as características interacionais que marcam tais relações, em seus desdobramentos em produtos midiáticos, em manifestações culturais e/ou artísticas e em práticas sociais cotidianas.

Mais informações no site do evento: http://www3.ufrb.edu.br/comunicacaoeprocessoshistoricos/