Chamada para artigos sobre “Comunicación e Integración desde el Sur”

chasqui

Revista Latinoamericana de Comunicación Chasqui convida a todos os investigadores comprometidos com a Comunicação e as Ciências Sociais a apresentar o resultado de seus trabalhos para o dossiê “Comunicação e Integração desde o Sul”. A data-limite de recepção é o dia 03 de agosto.

Esta edição da Chasqui (Qualis A2 CSA1) terá a coordenação de Carlos Del Valle Rojas, professor em Comunicação da Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. Para submeter, deverá carregar os artigos através do site da Chasqui: http://www.revistachasqui.org/index.php/chasqui/about/submissions#onlineSubmissions.

Ementa

O número 129 da Chasqui propõe em sua seção Monográfico organizar um debate em torno à comunicação como um eixo central na integração dos povos de América Latina. A proposta está vinculada a uma aposta acadêmica específica do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación (CIESPAL) através do seu 1º Encuentro Internacional “Comunicación e Integración Latinoamericana desde y para el SUR”, em homenagem ao décimo aniversário da Telesur, que se realizará durante os dias 22 e 23 de julho de 2015.

As alianças que atualmente estão efetuando alguns setores políticos, movimentos sociais e indígenas na América Latina dão conta de um forte sentido de integração regional, sendo a comunicação, em suas diferentes formas e níveis, um fator determinante em dito processo. Entretanto, enfrentam-se num cenário que opta pela fragmentação como dispositivo de controle das populações. Através deste número tenta-se propor uma agenda de discussão que permita estabelecer propostas em torno de uma nova ordem comunicacional.

Eixos temáticos:

  • Integração e Comunicação desde o Sul. Alianças e fragmentos no campo midiático;
  • Comunicação e informação como Direito Humano. Marcos regulatórios e garantias;
  • Formação de jornalistas com visão do Sul;
  • Participação social nos processos informativos. Meios alternativos. Comunicação comunitária;
  • Políticas públicas de informação e comunicação. Rol dos meios públicos na América Latina e conformação das agendas midiáticas.