Chamada para dossiê “Comunicação e Cidadania” da Revista Esferas

esferas2

A revista Esferas convida Doutores em Comunicação e áreas afins a enviar o seu artigo para a sua oitava edição, a ser publicada em Agosto de 2016, em versões on-line e impressa, cujo tema do dossiê é “Comunicação e Cidadania”, com limite para submissão de trabalhos até o dia 30 de abril.  

EMENTA

Para o dossiê ‘Comunicação e Cidadania’ propomos um discussão acerca das relações e configurações das mídias, tencionando a questão do acesso democratizado à informação como uma das condições básicas para a realização dos direitos políticos da cidadania no mundo contemporâneo. Ou, ainda, a relação de interdependência entre a comunicação, o acesso à cidadania e o poder. Também constituem tema central as políticas públicas de comunicação e seu impacto na construção da cidadania, na defesa ética, na consolidação da democracia e na proteção dos direitos humanos. Dessa forma, questionam-se as assimetrias de poder, o discurso de manipulação política, a pulverização das diversidades culturais, a violência simbólica em seus diferentes aspectos e as representações sociais excludentes como tessitura da sociedade midiatizada.  

Nesse sentido, buscamos refletir sobre as relações entre o público e o privado, as mídias e as representações do Estado, e a própria mídia enquanto ator social que se insere, de diferentes formas, nas relações de poder, atuando a partir de seus próprios interesses, e como esses interesses se refletem nas suas relações com os receptores. De forma objetiva, busca-se também compreender como a mídia trabalha a questão da cidadania, e se atua na defesa de uma cidadania ativa e desejável para todos os cidadãos do mundo.

Nesse contexto, abre-se espaço também para o debate sobre as diferentes áreas de atuação profissional dentro das atividades ligadas à Comunicação e como essas atividades se relacionam com a prestação do serviço ao público e sua visão interna sobre responsabilidade social. Por fim, também como espaço importante de discussão, a própria percepção de cidadania em outras mídias, sejam alternativas, sejam em outros países ou em espaços de conflitos de interesses.

REVISTA

A publicação é um espaço coletivo de trocas e reflexões, sob a égide dos Programas de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

Como sempre, a seção ‘Livres’ aceitará artigos sobre os mais diversos temas que abordem os fenômenos comunicacionais e o campo da pesquisa em comunicação.

Mais informações: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/index