Chamada resumos para o 5º Encontro (Inter) Nacional de Produção Cultural

encontropampa

A Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS, está com submissão de resumos aberta até o dia 30 de setembro para o 5º Encontro (Inter) Nacional de Produção Cultural (ENPROCULT 2016), que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de NOVEMBRO de 2016. O evento é dedicado a estudantes, professores, pesquisadores, agentes culturais, artistas e todxs que se interessam pelo campo da Cultura.

Submissão de Trabalhos

Conforme o Calendário de Inscrições, autoras e autores devem escolher um Grupo de Trabalho, para submeter RESUMOS com título e um limite de 250 palavras. Estes serão avaliados e os TRABALHOS aprovados, a partir dos resumos, deverão ser enviados para inscricao@enprocult.com.br,  contendo no máximo 8.000 palavras, excetuando-se o Título e as Referências.

Cada proponente poderá submeter apenas um RESUMO, enquanto autor/a principal.

Cada TRABALHO poderá ter até três coautores/as.

Os RESUMOS poderão ser apresentados apenas por autor/a ou coautores/as.

A inscrição no evento é condição para que o TRABALHO seja incluído na programação, bem como é imprescindível para a confecção do CERTIFICADO de apresentação.

Grupos de Trabalho

[GT1] Políticas Culturais: participação democrática, descentralização e desenvolvimento

O grupo de trabalho visa refletir teoricamente sobre a descrição, a análise e a avaliação de programas, de projetos e de ações  relacionadas às políticas culturais. Em especial aquelas voltadas à ampliação da participação da sociedade civil, à descentralização das decisões e ao desenvolvimento cultural (local, regional, mundial).

[GT2] Formação, reconhecimento e campo de atuação

Esse GT pretende contribuir com a análise e a reflexão crítica sobre a formação  e a consolidação da profissionalização da Produção Cultural. Os principais temas versam sobre a formação empírica e acadêmica, as ações e as articulações para o reconhecimento das práticas profissionais, bem como a formalização e institucionalização do campo de atuação.

[GT3] Comunicação e consumo cultural

Tendo em vista as mudanças contemporâneas acerca dos usos e das apropriações de bens, de serviços, de práticas e a circulação de produtos culturais, a proposta deste grupo de trabalho é debater a relação entre a comunicação, a cultura e o consumo. De forma multidisciplinar, as reflexões girarão em torno de temas como meios de produção, de distribuição e de recepção, consumo privado e público (e em público) de cultura, condições para o consumo e acesso, economia da cultura, práticas comunicacionais no âmbito da cultura, estratégias culturais com usos das tecnologias de informação e comunicação, entre outros aspectos.

[GT4] Memória e patrimônio cultural

Frente ao cenário de produção e gestão cultural, este grupo de trabalho pretende dialogar sobre estudos de memória e de patrimônio e suas relações com o campo da preservação de bens materiais e imateriais. Serão considerados trabalhos que visem descrever, analisar e refletir sobre o universo de bibliotecas, museus, centros de documentação, acervos, coleções, bem como sobre as expressões tradicionais, os inventários culturais, a memória social, coletiva e o patrimônio cultural de grupos sociais.

[GT5] Culturas, identidades e territorialidades

Discutir os processos de construção das identidades e suas articulações com as subjetividades, as culturas, as artes e os territórios culturais são os objetivos deste grupo de trabalho. O GT tem abordagem interdisciplinar ancorada em teorias antropológicas, sociológicas, filosóficas, historiográficas, geográficas, entre outras.

[GT6] Práticas e experiências de organização da cultura

Este grupo de trabalho visa ampliar os debates sobre as organizações culturais, valorizando as práticas e as experiências de agentes culturais.   Refletirá sobre formas alternativas de gestão, produção e organização baseadas no trabalho colaborativo, em rede e desenvolvidos na horizontalidade, entendendo a cultura como uma arena de disputas, negociações e resistência social.

[GT7] Linguagens e produção artístico-culturais

As análises sobre as linguagens artísticas, as experiências de grupos e os processos de produção artísticas-culturais interessam a este grupo de trabalho. As reflexões teóricas vão privilegiar estudos sobre teatro, música, dança, circo, culturas indígenas, afro-brasileiras, povos ciganos, culturas populares, tradicionais, artesanato, artes visuais, digitais, design, moda, literatura, livro, leitura, arquitetura e urbanismo enquanto expressões artísticas.

Para mais informações, acesse o site do evento: https://eventos.unipampa.edu.b r/enprocult/