Chamada de artigos sobre comunicação e sociedade civil

A revista Esferas está com chamada aberta até o dia 18 de junho para o dossiê “Comunicação e sociedade civil”, a ser editorada pelo prof. Dr. Rafael Cardoso Sampaio (UFPR).

EMENTA

Com o avanço do uso de tecnologias digitais por toda a esfera civil, notadamente das redes sociais e dos dispositivos móveis, as relações entre a sociedade civil e os media parecem cada vez mais imbricadas. De um lado, os movimentos sociais passaram a utilizar os meios digitais em suas ações cotidianas, o que gerou diversos ganhos em termos de organização e visibilidade. Por outro prisma, tais movimentos e ações continuam a ter relações tensas com os meios tradicionais de comunicação e com o jornalismo profissional. Simultaneamente, surgem cada vez mais mídias e formas de comunicação e de jornalismo alternativo, assim como ações coletivas mais horizontais e efêmeras. Todo este cenário aponta para um enfraquecimento, mas não o fim da importância do jornalismo profissional como mediador da esfera de visibilidade pública.

Esta chamada busca trabalhos que façam uma interface entre comunicação e sociedade civil. Ao propô-la, a Esferas almeja receber estudos e reflexões sobre relações e imbricamentos entre sociedade civil e comunicação, dois conceitos amplos e constantemente em disputa. Os artigos devem tentar compreender como indivíduos e organizações da esfera civil interagem e transacionam com os agentes e instituições midiáticas ou como se dá a possível resistência a tais atores, como a criação e/ou utilização de meios alternativos de comunicação (de blogs e perfis em redes sociais a jornais e rádios comunitárias). Finalmente, são aceitas análises que procurem compreender como se dá a cobertura jornalística sobre tais movimentos, organizações e ações.

Nomeadamente, os trabalhos poderão refletir sobre: 1) ações coletivas, movimentos sociais ou organizações cívicas e suas relações com os media e/ou opinião pública; 2) midiativismo; 3) comunicação das organizações cívicas junto aos diversos públicos de interesse; 4) comunicação comunitária; 5) ciberativismo; 6) participação política, engajamento e mobilização social; 7) esfera pública e deliberação; 8) representação política não-eleitoral; 9) lutas por reconhecimento; 10) agendamento e/ou enquadramento da sociedade civil e/ou de suas ações.

REVISTA

A publicação (Qualis B2 – Comunicação e Informação) é um espaço coletivo de trocas e reflexões, sob a égide dos Programas de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

Mais informações: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/