Chamada de trabalhos para a seção de Economia Política da AIERI/IAMCR 2017

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A AIERI/IAMCR (Associação Internacional de Estudos e Investigações sobre a Informação) está com chamada de resumos aberta até 09 de fevereiro para sua conferência anual, que em 2017 acontecerá em Cartagena – Colômbia, de 16 a 20 de julho, com o tema “Transformação da cultura, da política e da comunicação: Novos meios, territórios e discursos”.

Diretrizes para resumos

Os resumos devem ser entre 300 e 500 palavras de comprimento. Todas as submissões de resumos devem ser feitas via OCS da IAMCR até 09 de fevereiro de 2017.

Espera-se que apenas um (1) resumo será apresentado por pessoa para a consideração da Conferência. No entanto, sob nenhuma circunstância deve haver mais de 2 (dois) resumos com o nome do mesmo requerente individualmente ou como parte de qualquer grupo de autores. O mesmo resumo ou uma outra versão com pequenas variações de título ou conteúdo não deve ser submetido a outras seções ou grupos de trabalho da Associação para consideração, depois de uma apresentação inicial.

Mediante a apresentação de um resumo, você será solicitado a confirmar que sua submissão é original e que não foi publicado anteriormente na forma apresentada.

Seção EP

O congresso será uma oportunidade para na seção de Economia Política se gerarem e desenvolverem aproximações e enfoques teóricos de onde se possam pensar e abordar novos marcos teóricos que permitam pensar, discutir e criar conceitos e métodos para o estudo e práxis da economia política.

Além disso, e / ou em articulação com os sub-temas da conferência, a Seção de Economia Política também chama trabalhos sobre:

– A economia política da Internet, mídia social, telecomunicações e comunicações móveis,
– Economia política de audiências,
– A economia política do jornalismo,
– Economia política de gênero e feminismo,
– Economia política de dados massivos e de vigilância,
– Economia política da comunicação e mudança climática,
– Economia moral, economia compartilhada e economia cultura livre,
– Capital e meios e financeirização da mídia corporativa,
– Sociedade civil, bens comuns e meios ativistas/radicais,
– Comunicação/mediação dos mercados financeiros

– Poder, políticas de comunicação e regulação,
– Mídia, cidadania, direito à comunicação e democracia,
– Desmercantilização, descomercialização e desconvergência da comunicação,
– Indústrias culturais, economia cultural e diversidade cultural,
– Trabalho cultural e criativo no contexto da digitalização e do capitalismo global,
– Crise econômica/políticas contínuas e agudização das contradições (financeira, moral, outras),
– Experiências comunicativas ativistas através de plataformas e meios sociais em torno do mundo (Brasil, Hong Kong, Colômbia, Malásia, Grécia, Tailândia, México, Taiwan, Turquia etc.) como agentes sociais contra-hegemônicos,
– Capital global e a especialização do poder midiático,

– Tratados de livre comércio, direitos de cópia e políticas de comunicação e cultural

Diretrizes para propostas de painéis

O sistema online da conferência (OCS) permite o envio de propostas de painéis. Como no passado o congresso recebe várias propostas de painéis que suas temáticas se duplicam, pelo qual temos tido que rechaçar ou aceitar todo o painel. Com a ideia de poder ter uma flexibilidade e um ótimo balanço na composição dos painéis, siga o procedimento para a apresentação:

a) Identifique o tópico e o título do painel. Não pode ter mais de quatro apresentadores;

b) Enviar os quatro resumos de forma individual;

c) O coordenador do painel deve enviar a proposta do painel incluindo os nomes dos apresentadores e os títulos de suas apresentações.

IAMCR 2017

Hoje, em todo o mundo, a comunicação e os meios se veem transformados por múltiplas dinâmicas, tendências e correntes que resultam complexas e imprescindíveis.

Cada dia em mais regiões do mundo os atores sociais e políticos tradicionais são postos em questão e surgem novos movimentos, definidos por preferências sexuais, estilos de vida, identidades étnicas, costumes, práticas ou interesses. Estes novos atores tendem a ver “o político” como cenário que permite múltiplas formas de participação, mais que como espaços onde se encontrariam representados. A política contemporânea (em particular os partidos políticos) está se transformando, e surgem novos e crescentes movimentos sociais de diferentes tipos, formas e tamanhos.

Ante este panorama, o congresso propõe explorar e debater a relação entre, por uma lado, as dinâmicas e as mudanças sociais, políticas e culturais em sentido amplo, e por outro lado, os processos de mudança e seu impacto na comunicação e nos meios. Será uma oportunidade para gerar e desenvolver aproximações e enfoques teóricos de onde pensar e abordar novos marcos teóricos que permitam pensar, discutir e criar conceitos e métodos – novos e quiçá adequados – para o campo e as práticas dos estudos sobre comunicação e meios.

Será dada especial atenção aos novos territórios – sociais e espaciais – do político, seus efeitos sociais e culturais, e as espetaculares transformações que estes têm produzido nos processos de comunicação.

Antes estas mudanças históricas que têm lugar em todo o mundo, não será a hora de repensar a comunicação e recolocá-la, com todas suas matizes, numa nova concepção da política e da cultura, mais pertinente para os tempos atuais?

Ao mesmo tempo, a concepção geopolítica de um mundo dividido em norte-sul e leste-oeste, que dominou o pensamento do século XX, também deve ser revisada e atualizada. As condições sociais e culturais que deram lugar a estes conceitos já estão ligadas a territórios. Hoje em dia os “suis” e “nortes” – no sentido convencional – encontram-se em todo o mundo, mesclados e em interação com centros e periferias, “lestes” e “oestes”.

Para mais informações, acesse o site do evento: http://cartagena2017.iamcr.org/

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