Bolsas para doutorado em Comunicação em Portugal

ubi

No ano letivo de 2015/16, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI), de Covilhã-Portugal, irá financiar três bolsas de investigação e doutoramento, no âmbito da candidatura ao 3º ciclo de estudos em Ciências da Comunicação apresentada por estudantes que venham a enquadrar os seus trabalhos de investigação doutoral nas atividades da Unidade de Investigação LABCOM.IFP (Laboratory of Online Communication).

As bolsas de investigação pretendem proporcionar, a alunos de Doutoramento de reconhecido mérito, um apoio ao desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação em Ciências da Comunicação no LABCOM.IFP, unidade de I&D integrada na Faculdade de Artes e Letras e reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), bem como incentivar a preparação de candidaturas a Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

As bolsas terão o valor anual de 3000 (três mil) euros cada e destinam-se a alunos de Doutoramento matriculados no 1º ano do Curso de 3º ciclo em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior. Os candidatos aos quais forem concedidas as bolsas serão financiados por um período de dez meses, com início em 1 de outubro de 2015 e término em 31 de Julho de 2016, podendo a bolsa ser em prestações mensais ou, excecionalmente, noutra modalidade a definir conforme os casos.

Poderão candidatar-se às Bolsas de Investigação FAL-LABCOM 2015/16 os titulares de um mestrado na área científica das Ciências da Comunicação que se candidataram ao Curso de 3º Ciclo de Ciências da Comunicação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e tenham sido colocados pela Comissão do Curso. É ainda condição de elegibilidade a disposição dos candidatos para desenvolver a sua investigação doutoral no âmbito das linhas de investigação do LABCOM.IFP: Ética e Política; Informação, Media e Sociedade; e Cultura e Novas Humanidades, tendo sempre como orientadora a matriz disciplinar das Ciências da Comunicação.

Critérios de seleção

Aplicar-se-ão os critérios de seleção e seriação dos candidatos ao Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI, que constam do respetivo Regulamento, acrescidos dos dois critérios seguintes:

• Média de curso obtida no 1º ciclo de estudos não inferior a 14. (Em caso de diplomas não portugueses proceder-se-á a um cálculo de equivalência);

• Motivação e capacidades de trabalho em equipa de investigação, a averiguar através de carta de intenções e de entrevista. (No caso de candidatos com residência fora de Portugal a entrevista poderá ser feita por teleconferência).

Propostas de candidatura

As propostas de candidatura deverão incluir:

• Carta a formalizar a candidatura às bolsas de investigação/doutoramento FAL-LABCOM.IFP 2015/16. Nesta carta o candidato deve declarar estar disposto a integrar-se numa das linhas de investigação do LABCOM.IFP. (Nota: não é necessário indicar já um tema ou projeto específico de Tese).

• Comprovativo de candidatura ao 1º ano do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI.

Prazo e recepção de candidaturas

Todas as candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 30 de Setembro de 2014 (data do último dia da 3ª fase de candidatura), para o seguinte endereço de correio eletrônico: pserra@ubi.pt.  Os candidatos serão notificados da decisão até ao dia 9 de outubro de 2015.

Seleção dos candidatos

Os candidatos à bolsa serão selecionados por um Júri constituído pelos membros da Comissão do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI. Da decisão do júri não cabe recurso. A seleção dos candidatos só produz efeitos a partir da efetivação da matrícula no curso e com a assinatura presencial do Termo de Compromisso, dentro dos prazos legais.

Para mais informações, contactar Dr.ª Mércia Pires, Secretária da Faculdade de Artes e Letras, pelo e-mail: mercia@ubi.pt.