Está no ar a primeira edição de 2016 da Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Revista EPTIC), que, dentre outras contribuições, conta com artigos que compõem o dossiê temático “ESTUDOS CRÍTICOS, COMUNICAÇÃO E ESPORTES”, cuja coordenação é de Édison Gastaldo (Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – CEP/FDC) e Anderson Santos (Universidade Federal de Alagoas – UFAL).
APRESENTAÇÃO
O ano de 2016 marca, para o Brasil e em especial para a cidade do Rio de Janeiro, a conquista de mais um grande símbolo do receituário neoliberal: a XXXI Olimpíada.
Para além das mitologias que envolvem o mundo dos esportes, desde pelo menos a década de 1990, com o propalado “modelo Barcelona” e todo o planejamento estratégico em operação naquela cidade por conta de sediar os jogos olímpicos de 1992, os megaeventos esportivos vem sendo pensados em nova chave conceitual: como mecanismo de atração de investimentos externos e medidas contingências de detenção de crises econômicas, cada vez mais constantes. Assim, havemos de ressaltar a perseverança da cidade do Rio de Janeiro que, desde o planejamento estratégico de 1996, sonhava em inserir-se no rol das cidades agraciadas por este modelo de gestão urbana.
É certo que de lá para cá o modelo deu sinais visíveis de esgotamento e o véu ideológico que o recobria foi, em muitos aspectos, encurtado. Entretanto, não obstante as fortes críticas que recebeu nas cidades que serviram de laboratório a tais políticas urbanas, e no Brasil não foi diferente, as estratégias de city marketing (agora revestidas com o brilho da economia criativa) continuam a operar em pleno vapor e os grandes empreendedores a lucrar. Para tanto, as tecnologias e estratégias comunicacionais desempenham papel central, não somente por espetacularizar esses eventos para além das barreiras territoriais, mas igualmente por disseminar aos quatro cantos a cantilena neoliberal que os acompanha.
Como observado pelos coordenadores do Dossiê que compõe a atual edição, Prof. Dr. Édison Gastaldo e Prof. MSc. Anderson David dos Santos, são poucos os trabalhos que, sob o ponto de vista da Economia Política da Comunicação e da Cultura ou mesmo dos Estudos Críticos da Comunicação, vem se dedicando a este fenômeno. Nesse sentido, é intuito de nossa Revista, por meio dos artigos aqui reunidos, fomentar a discussão e a necessária pesquisa desta área e, para tanto, também estabelecer o diálogo com as áreas fronteiriças que têm se dedicado à essa temática, como os estudos urbanos, os estudos culturais e a sociologia dos esportes.
O presente número traz ainda, em suas demais seções uma análise do papel do Supremo Tribunal Federal para a formulação de políticas públicas de comunicação, de autoria de Carlo José Napolitano, e o artigo do economista e professor da Universidade Federal Fluminense, Fernando de Mattos, que analisa o papel dos programas educacionais como o FIES e o PROUNI na redução da taxa de desemprego no Brasil entre 2002 e 2013. A edição termina com o alerta das autoras, Professoras Claudia Regina Lahni e Sonia Virginia Moreira, sobre a baixíssima presença nos periódicos científicos analisados , dos estudos vinculados ao “exercício cotidiano da cidadania e da democracia”, em particular os de Comunicação Comunitária.
Como não poderia deixar de ser, a publicação de mais um número de nossa Revista é um trabalho de muitas mentes e mãos e não podemos nos esquecer de agradecer a todos os autores, avaliadores e pessoal técnico que aqui se reuniram para brindar nossos leitores com mais esse esforço de pensamento crítico.
A todos uma boa leitura e um feliz 2016.
Cesar Bolaño e Ruy Sardinha Lopes
Confira o sumário abaixo e acesse este número no site da revista: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/issue/view/430
Sumário
EXPEDIENTE
Expediente |
PDF |
Ruy Sardinha Lopes – editor da Revista Eptic |
1-2 |
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO |
PDF |
César Ricardo Siqueira Bolaño – diretor da Revista Eptic, Ruy Sardinha Lopes – editor da Revista Eptic |
3-4 |
ARTIGOS E ENSAIOS
POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL |
PDF |
Carlo José Napolitano Universidade Estadual Paulista – UNESP/Brasil |
5-18 |
PROGRAMAS SOCIAIS E REDUÇÃO DA TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL ATÉ 2013 |
PDF |
Fernando Augusto Mansor de Mattos – Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil |
19-38 |
DOSSIÊ TEMÁTICO ESTUDOS CRÍTICOS, COMUNICAÇÃO E ESPORTES
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ |
PDF |
Édison Gastaldo – Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – CEP/FDC/Brasil, Anderson David Gomes dos Santos – Universidade Federal de Alagoas – UFAL/Brasil |
39-41 |
ENTREVISTA COM ANDERSON GURGEL CAMPOS “QUANTO MAIS MEGAEVENTO, MENOS ESPORTE” |
PDF |
Anderson David Gomes dos Santos – Universidade Federal de Alagoas – UFAL/Brasil |
42-52 |
ECONOMIA POLÍTICA E ESTUDOS CULTURAIS:DISCUSSÃO TEÓRICA E UMA PROPOSTA DE PESQUISA PARA O FUTEBOL |
PDF |
Anderson David Gomes dos Santos – Universidade Federal de Alagoas – UFAL/Brasil, Irlan Simões da Cruz Santos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/Brasil |
53-68 |
DE “SELECIONADOR” A “CELEBRIDADE”, DE “DISCIPLINADOR” A “VILÃO”: REFLEXÕES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DO TREINADOR EM DIFERENTES CONTEXTOS |
PDF |
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/Brasil, Francisco Ângelo Brinati – Universidade Federal de São João del Rey – UFSJ/Brasil, Ronaldo George Helal – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/Brasil |
69-83 |
MÍDIA E PRODUÇÃO DE CONSENSO NO PROCESSO DE “REVITALIZAÇÃO URBANA” DA CIDADE OLÍMPICA: A CONSTRUÇÃO DO IMAGE-MAKING CARIOCA |
PDF |
Marcio de Souza Castilho – Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil, Ana Cristina Costa – Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil |
84-99 |
CIDADE-SEDE DA ALEGRIA: A FORTALEZA DA COPA DO MUNDO NAS PÁGINAS DO JORNALISMO LOCAL |
PDF |
Sílvia Helena Belmino Freitas- Universidade Federal do Ceará – UFC/Brasil, Emylianny Brasil da Silva – Universidade Federal do Ceará – UFC/Brasil, Alissa Cendi Vale de Carvalho – Universidade Federal do Ceará – UFC/Brasil |
100-118 |
A VINHETA OFICIAL DA FIFA PARA A COPA DO MUNDO DE 2014 E O FUTEBOL-ARTE DE GILBERTO FREYRE: APROXIMAÇÕES ESTÉTICAS E APROPRIAÇÃO PUBLICITÁRIA |
PDF |
José Carlos Marques – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Brasil, Nathaly Marcondes Cesar – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Brasil |
133-149 |
MULHER, MÍDIA E ESPORTES: A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO SOB A ÓTICA DOS PORTAIS DE NOTÍCIAS PERNAMBUCANOS |
PDF |
Soraya Barreto Januário – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/Brasil, Ana Maria da Conceição Veloso – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/Brasil, Laís Cristine Ferreira Cardoso – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE/Brasil |
168-184 |
INVESTIGAÇÃO
A DISCIPLINA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA EM ARTIGOS DE REVISTAS ACADÊMICAS: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E POSSIBILIDADES EM ENSINO E PESQUISA |
PDF |
Cláudia Regina Lahni – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/Brasil, Sonia Virgínia Moreira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/Brasil |
185-196 |
RESENHAS
INOVAR TAMBÉM É COMUNICAR |
PDF |
Lucas Vieira de Araújo – Universidade Metodista de São Paulo – UMESP/Brasil |
197-200 |