O Grupo de Pesquisa Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura anunciou a programação de suas atividades durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorrerá de 5 a 9 de setembro na Universidade de São Paulo (USP). Todas as atividades serão no Centro de Difusão Internacional/ CDI, Bloco B sala 06, 2º andar.
A primeira atividade será o VIII Fórum Eptic, a partir das 9h do dia 7, que este ano terá o tema “A importância das Políticas Culturais: quais são nossos Direitos?”. Francisco Humberto Cunha Filho (Unifor) será o expositor do fórum, que terá como debatedores Alexandre Almeida Barbalho (UECE) e Ruy Sardinha Lopes (USP), sob coordenação de Anita Simis (UNESP).
Após o Fórum EPTIC, das 11h às 13h, ocorrerá a reunião geral do GP e, em seguida, a partir da tarde do dia 07 e até a manhã do dia 09, a apresentação dos trabalhos aprovados, cuja ordem segue abaixo:
7/09/2016
– 14h às 18h
Sessão 1
Coordenação: Anita Simis
Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)
1. Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, Estudos Culturais e o Estudo Sobre Mídia e Cotidiano na Tradição Crítica Latino-americana.
Filipe Mello de Souza Cabral (UFF)
2. A Vida Dupla do Sistema de Comunicação e a Função Social da Organização Proprietária de Mídia
José Antonio Martinuzzo (Ufes)
3. A centralidade da publicidade: uma análise crítica e econômica sobre a indústria publicitária na comunicação
Débora Feitoza Fettermann (UnB)
4.O Intelectocrata Moderno e a Tênue Passagem da Luz à Escuridão do Poder
Alexandre Augusto da Costa (UFJF)
5. O Entrelaçamento entre Economia e Comunicação ou O Caráter Não Econômico da Economia
Dora Kaufman (UFRJ)
6. Relação Público-Privado na Política de Distribuição de Verba Publicitária da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2011- 2014)
Pedro Alexandre de Oliveira Santos (UFS), César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
8/09/2016
– 9h às 13h
Sessão 2
Coordenação: Anita Simis e João Paulo de Jesus Faustino
Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)
1. Dilma na IstoÉ e Marcela na Veja: os rastros do sexismo nas produções das duas revistas semanais brasileiras
Fabiola Mendonça de Vasconcelos (UFPE), Ana Maria da Conceição Veloso (UFPE)
2. A regionalização no telejornalismo piauiense: estratégias adotadas pela Rede Clube
Renan da Silva Marques (UFPI)
3. Apontamentos sobre Radiodifusão Comunitária e o mercado da comunicação no vale do São Francisco alagoano
Bruno Silva dos Santos (Ufal)
4. EBC e Ley de Medios: as ações de desmonte da Comunicação Pública no Brasil e na Argentina
Carine Felkl Prevedello (UFSM)
5. A disputa entre a Netflix e a Tevê via Satélite (DTH)
Cristal Maria de Sá Nunes (UFPI)
6. O Que é Música Gospel? O Conceito de Mediação na Análise de Uma Nova Categoria de Produtos Culturais
Edson Ramos de Oliveira Costa (UFS)
- 14h às 18h
Sessão 3
Coordenação: Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)
Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)
1. Conclusões sobre a gestão da Bienal de São Paulo
Verena Carla Pereira (UNICAMP)
2. As artes plásticas no jornalismo cultural brasileiro: reflexos da pós-modernidade
Micaela Lüdke Rossetti (PUCRS)
3. A expansão de Hollywood nos mercados mundiais
Gabriela Andrietta (USP)
4. Majors, Propriedade Intelectual e Hegemonia: questões sobre produção no cinema brasileiro contemporâneo
Mauricio Failache (UFSCar)
5. A Rainha Ibérica que Mudou o Curso da História do Cinema Brasileiro
Márcio Rodrigo Ribeiro(UNESP -IA – campus S)
6. Transformações na exibição de filmes no Brasil
Anita Simis(UNESP)
7. Metáforas da dor: negação, peso, compaixão e silêncio nas crônicas de Clarice Lispector
Renata Marques de Oliveira Delage (UFJF)
09/09/2016
– 9h às 13h
Sessão 4
Coordenação: Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
Local: (ECA-USP, o número das salas será enviado posteriormente)
1. Internet, Comunicação Alternativa e Movimentos Sociais: uma Análise a partir da Economia Política da Comunicação e da Teoria dos Movimentos Sociais
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)
2. Quem transmite o jogo?: A disputa TVA X Grupo Globo na TV fechada dos anos 1990
Anderson David Gomes dos Santos(UFAL)
3. A internet morreu! Viva a internet! Elementos para pensar o processo atual de transição da internet para um espaço reticular dominado pelo mercado
Marcos Dantas Loureiro (ECO-UFRJ)
4. A legislação da TV aberta no Brasil: regulação e democratização
Carlos Henrique Demarchi (UNESP)
5. Jornal Nacional, um espaço da hegemonia televisiva da Rede Globo: uma reflexão pela Economia Política da Comunicação
Denise Freitas de Deus Soares (UFPI)
6. Padrão Técnico Estético como estratégia para o novo mercado de TV Segmentada no Brasil
Ana Carolina Westrup (UFS)
7. O Movimento de Reconstrução na Cibercultura – a Educação como Interface entre Ciência e Comunicação na Produção e Disseminação de Conhecimento.
Gesialdo Silva do Nascimento (PUC-SP)