A Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) e o Observacom (Observatorio Latinoamericano de Regulación, Medios y Convergencia) disponibilizaram para download gratuito o livro “La concentración infocomunicacional en América Latina (2000-2015): Nuevos medios y tecnologías, menos actores”, organizado pelos pesquisadores Guillermo Mastrini e Martín Becerra.
Sobre o livro
Nos primeiros 15 anos do século XXI, novos meios de comunicação e novas tecnologias mudaram radicalmente o modo em que a América Latina se informa, se entretém e se comunica. A revolução digital esteve acompanhada de expectativas de abertura das comunicações a novos atores e de maior diversidade de fluxos e conteúdos. Não obstante, os níveis de concentração das atividades infocomunicacionais têm crescido neste lapso, como documenta e analisa a presente investigação.
Os processos de concentração, estrangeirização, conglomerização, convergência e regulações intensivamente modificadas por parte dos Estados na região se combinam num cenário está em torno de modo inédito ao setor de meios audiovisuais e ao de telecomunicações, com internet como dobradiça.
As novidades principais da estruturação de um setor medular para a convivência democrática, para a circulação da cultura, para a socialização e para a nova economia são detalhadas no presente livro, que se soma à série histórica de estudos prévios que os autores – doutores em comunicação, professores universitários e investigadores do Conicet – realizaram neste caso no marco da Universidad Nacional de Quilmes e do Observacom.
Você pode baixar o ebook em PDF ou EPUB em: http://www.unq.edu.ar/catalogo/415-la-concentraci%C3%B3n-infocomunicacional-en-am%C3%A9rica-latina-2000-2015.php