“Um lançamento que fale pelo livro, e não sobre o livro”.
Surgiu assim, a ideia de realizar uma série de eventos com debatedores que ilustram o assunto central da obra: o contraditório surgimento de uma postura crítica, intransigente e REBELDE, no momento em que tudo indicava a transformação do público dos estádios brasileiros para uma massa de CLIENTES.
Serão três oportunidades em que representantes de movimentos de torcida, pesquisadores do futebol e comunicadores que registraram os momentos que moldaram o futebol brasileiro nos últimos anos, estarão juntos para tratar dos efeitos da Copa do Mundo no nosso modo de viver o futebol.
“Clientes versus Rebeldes” viajará por Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador no intervalo de 25 dias, entre setembro e outubro, para pôr fogo nas discussões que articulam movimentos de torcedores de diversos clubes na contestação ao que chamado “futebol moderno”.
Os lançamentos de “Clientes versus Rebeldes” contam com o apoio do Trivela (@trivela – trivela.com.br).
RIO DE JANEIRO
Em 2013 um dos símbolos do futebol brasileiro estava completamente remodelado, com novo dono, e totalmente alheio aos seus tradicionais usuários. O “New Maracanã” é o tema do debate que fará o lançamento de “Clientes versus Rebeldes” no Rio de Janeiro, numa mesa que será composta por especialistas oriundos das arquibancadas, em seus diversos sentidos.
Debate: Sequestro do Maracanã: 4 anos.
Gilmar Mascarenhas – Professor do PPGEO-UERJ
Gustavo Mehl – Membro do Comitê Popular da Copa 2014
Luiz Antonio Simas – Autor do livro “Ode a Mauro Shampoo e outras histórias da várzea”
Diego Lima – Liderança do Movimento Nação 12, do Flamengo.
Data e horário: 14 de Setembro de 2017 – das 19h às 22h
Local: Bistrô Multifoco – Av. Mem de Sá, 126, Lapa, Rio de Janeiro.
O LIVRO E O AUTOR
“Clientes versus Rebeldes” é fruto de mais de 10 anos acúmulo de uma trajetória que envolve o papel de torcedor, militante, jornalista e pesquisador do seu autor, Irlan Simões.
Nascido e criado em Salvador, mais precisamente no estádio do Barradão, Irlan Simões se formou Comunicação Social – Jornalismo (UFS) e logo ingressou no mestrado em Comunicação (UERJ), onde iniciou de forma “oficial” a pesquisa que daria origem a “Clientes versus Rebeldes”.
Projetada inicialmente para analisar os impactos do encarecimento do preço dos ingressos com as novas arenas multiuso da Copa do Mundo, a pesquisa se tornou um mergulho na história da militância torcedora frente à mercantilização do futebol.
Assim, “Cliente versus Rebeldes – novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno” é um relato das transformações mercantilizadoras do futebol brasileiro nas últimas décadas, a partir do seu “efeito colateral dialético”: o surgimento de novas formas ativas e contestadoras de torcer.
Clientes versus Rebeldes – novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno
Irlan Simões
Selo Drible de Letra / Editora Multifoco
336 páginas
Orelha – Anderson Santos (UFAL)
Quarta capa – Franciel Cruz (jornalista)
Sumário
Prefácio – Gilmar Mascarenhas (UERJ)
Introdução
PARTE I – Clube, Jogador, Estádio e Torcida
Capítulo 1 | Aquecimento
Capítulo 2 | Do Jogo ao Esporte e ao Espetáculo
Capítulo 3 | Indústria do Futebol
Capítulo 4 | Plastic Football
PARTE II – Prezados Clientes: assistência nas arenas multiuso
Capítulo 5 |Matchday
Capítulo 6 |De Leitch a Hillsborough
Capítulo 7 |Modelo Inglês com American Way
Capítulo 8 | Copa 2014: vetor da arenização à brasileira
Capítulo 9 | Mineirão e Beira-Rio
PARTE III – Torcidas Rebeldes: resistências ao “futebol moderno”
Capítulo 10 |Esquenta
Capítulo 11 |Torcedores que lutam
Capítulo 12 |Mercantilização do futebol e formas de resistência
Capítulo 13 | Luta torcedora e direito à cidade
Capítulo 14 | Resistência Azul Popular e Povo do Clube
Considerações Finais
Referências