Está aberta até o dia 7 de agosto a chamada de trabalhos para a segunda edição do “PráxisJor – Seminário Internacional Pensar e Fazer Jornalismo”, que acontecerá de 19 a 21 de setembro. O evento, realizado pela Universidade Federal do Ceará em parceria com outras sete instituições acadêmicas do País, ocorre em Fortaleza e tem como tema “Identidade(s) Jornalística(s)”.
Os trabalhos poderão ser apresentados em cinco Grupos de trabalho: “Jornalismo e Trabalho”, “Jornalismo e Gestão”, “Jornalismo e Narrativas”, “Jornalismo e Ética” e “Jornalismo e Formação”. O resultado da avaliação será divulgado no dia 21 de agosto. Os trabalhos completos devem ser enviados de 22 de agosto a 10 de setembro.
Poderão ser apresentadas pesquisas finalizadas ou em andamento. Os resumos estendidos, com mínimo de 4 mil caracteres e máximo de 5 mil, devem ser inéditos e conter o problema e o objeto de pesquisa, autores e referencial teórico utilizado, metodologia e delimitação do corpus. Além disso, devem constar as referências utilizadas e resultados preliminares. O texto deve ser encaminhado para o e-mail do evento (praxisjor.ufc@gmail.com), indicando no assunto do email em qual GT o texto será apresentado.
A ideia é promover um intercâmbio de saberes entre profissionais e pesquisadores. Nesse sentido, serão aceitos resumos de trabalhos assinados por professores e/ou pesquisadores, profissionais, especialistas, estudantes de graduação e pós-graduação.
Para enviar o resumo, não é preciso fazer pagamento. No entanto, para participar do evento, é preciso se inscrever. O período de inscrições inicia em 1º de agosto e segue até 12 de setembro, pelo site do evento. Os valores variam de R$ 60 a R$ 140 reais, de acordo com o tipo de participante: estudantes de graduação e recém-graduados, mestrandos e doutorandos, profissionais, mestres, doutores e pesquisadores.
A organização do seminário é do Grupo de Pesquisa em Práticas Jornalísticas – PráxisJor, fruto da primeira edição do evento, realizada em 2015, que é vinculado ao Curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A edição 2018 do PráxisJor conta com a parceria do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT-USP), do GEMINI – Grupo de Estudos de Mídia – Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos (UFRN), do Observatório da Ética Jornalística – objETHOS (UFSC), do Grupo Natureza e Transformações do Jornalismo (UnB), do Grupo Jornalismo e Mundo do Trabalho (FIAM-FAAM), Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia Política e Diversidade (Comum-UFPI) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Conhecimento e Profissionalização – O conhecimento no Jornalismo (UEPG).
INFORMAÇÕES
Chamada de trabalhos
Quando: 22 de junho a 07 de agosto
Envio para: praxisjor.ufc@gmail.com
Quanto: Inscrições de R$ 60 a R$ 140
Para mais informações clique aqui
Valores de inscrições
Período 1 – de 1º a 30 de agosto
Estudantes de graduação e recém-graduados (até um ano): R$ 60,00
Mestrandos e doutorandos: R$ 90,00
Profissionais, mestres, doutores e pesquisadores: R$ 120,00
Período 2 – De 31 de agosto até o final do evento
Estudantes de graduação e recém-graduados (até um ano): R$ 70,00
Mestrandos e doutorandos: R$ 100,00
Profissionais, mestres, doutores e pesquisadores: R$ 140,00
Envio dos trabalhos completos
22 de agosto a 10 de setembro
Orientações para resumos estendidos
- Os textos devem ser enviados em formato Word ou Libre Office.
- A extensão mínima do resumo é de 4.000 (quatro mil) caracteres e a máxima é de 5.000 (cinco mil) caracteres.
- Imagens, se utilizadas, devem ser inseridas no corpo do resumo, em formato .jpg ou .png.
- No resumo, devem ser apresentados o problema e o objeto de pesquisa, autores e referencial teórico utilizado, metodologia e delimitação do corpus. Além disso, devem constar as referências utilizadas e resultados preliminares.
- Os resumos/artigos devem ser inéditos, isto é, não podem ter sido apresentados em outros congressos e/ou publicados em revistas acadêmicas.
- Aplicam-se as normas da ABNT à formatação dos resumos.
- Devem constar título (com rodapé indicando o GT para o qual o trabalho está sendo submetido), subtítulo (quando houver), nome dos autores (com rodapé biográfico indicando titulação, instituição de origem e email), o texto do resumo, 3 a 5 palavras-chave em português brasileiro e referências bibliográficas.
- O texto deve ser encaminhado para o e-mail do II PráxisJor (praxisjor.ufc@gmail.com), indicando no assunto do email em qual GT o texto será apresentado.
Dúvidas poderão ser esclarecidas também através do e-mail praxisjor.ufc@gmail.com.