Chamada de trabalhos para a SBGames 2017

Está aberto até o dia 23 de julho o prazo para submissão de resumos para o XVI Simpósio de Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017). O evento ocorrerá de 2 a 4 de novembro na na PUCPR, em Curitiba-PR.

Submissões

A submissão de abstracts deve ser feita pelo JEMS, da Sociedade Brasileira de Computação, até o dia 23 de julho, com os trabalhos completos sendo enviados até o dia 7 de agosto. Com o aceite notificado, no dia 04 de setembro, tem-se até o dia 18 para os autores enviarem camera-ready e copyright.

São quatro trilhas do evento: Artes e Design, Computação, Cultura e Indústria. Cada trilha pode ter regras mais específicas sobre os idiomas aceitos para os textos, limites de tamanho e outros detalhes. Os modelos para formatação dos artigos das trilhas podem ser obtidos em: Modelo Word e Modelo LaTeX

Trilha cultura

A Trilha de Cultura do SBGames é um espaço para a exploração dos aspectos sociais e culturais dos jogos digitais, promovendo debates interdisciplinares sobre suas relações com diversas áreas, como, por exemplo, a educação. As pesquisas apresentadas nesta trilha abordam os games a partir de uma perspectiva cultural, envolvendo tanto, de um lado, a maneira como diversas dimensões socioculturais afetam os jogos digitais e os jogadores, quanto, de outro lado, como estes afetam diversas dimensões da cultura.

Lista de temas de interesse da trilha de cultura: Games e educação; Games e mídia; Games e linguagem; Games e arte; Games e motivação; Games e sociabilidade; Games e violência; Games e gênero; Games e juventude; Games e psicologia/psicanálise; Games e emoção; Games e trabalho; Games e saúde; Games e corpo; Games e política; Games e filosofia; Games e religião; Games e publicidade; Games e história.

Os trabalhos voltados ao design de jogos digitais (incluindo seus aspectos narrativos, estéticos, artísticos, visuais e sonoros) devem ser submetidos à trilha de Artes e Design. Da mesma forma que os trabalhos voltados à computação aplicada a jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Computação; e os trabalhos voltados aos aspectos de administração, negócios, finanças, economia, marketing e vendas, operações e logística, direito e políticas públicas dos jogos digitais devem ser submetidos à trilha de Indústria.

Formatos dos trabalhos

Os trabalhos podem ser enviados em dois formatos: Short Papers e Full Papers, tanto em português quanto em inglês.

Full Papers são trabalhos que apresentam pesquisas já finalizadas ou em estado avançado de finalização. Devem ter um mínimo de sete (7) páginas e um máximo de dez (10) páginas, incluindo a Bibliografia.

Short Papers são pequenos artigos que mostram pesquisas em estado inicial de desenvolvimento, ou mesmo uma pesquisa finalizada, em nível de graduação ou pós-graduação. Dever ter um máximo de quatro (4) páginas, incluindo a Bibliografia.

Todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos ou periódicos, será rejeitada. No processo de avaliação, serão consideradas a contribuição científica do trabalho, sua originalidade, utilização adequada de metodologia e bibliografia.

SBGames

O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que tem os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. Nos últimos 3 anos o SBGames foi realizado em São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014).

No seu formato atual, o SBGames é composto de quatro trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais. As trilhas apresentam artigos e pôsteres, sendo que a trilha da Indústria também inclui painéis e palestras. O Festival de Jogos apresenta protótipos e jogos completos em uma sessão informal dedicada a inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos. A Mostra de Arte apresenta produções criadas para jogos ou relacionadas a eles. Os tutoriais são apresentações de especialistas da área sobre temas variados.

Mais informações em: http://www.sbgames.org/sbgames2017/home

 

Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias.