Chamada sobre “Jornalismo e os Estudos de Gênero”

A revista Brazilian Journalism Research (BJR) está com chamada de trabalhos até o dia 01 de novembro para o dossiê “Jornalismo e os Estudos de Gênero”, que terá como editoras: Cláudia Lago (Escola de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – SBPJor) Ana Carolina Temer (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás – Alaic); Marli dos Santos  (Programa de Pós Graduação em Comunicação Social Universidade Metodista de São Paulo –  Alaic); e Sadia Jamil (Journalism Research and Education Section of IAMCR).

Ementa 

A  mídia é um espaço ímpar para a construção e veiculação de representações de Gênero, bem como sobre as práticas e normatizações sobre a sexualidade. Esta centralidade, em todas as partes do mundo, com maior ou menor intensidade, é exercida de forma a reforçar os estereótipos de gênero, adotando perspectivas que privilegiam o masculino e a heteronormatividade.

A partir desse pressuposto inúmeras iniciativas em âmbito global têm sido adotadas não apenas para identificar e monitorar os desvios operados pela cobertura midiática, mas também para apontar outras possibilidades e avanços, como o projeto Monitoramento Global dos Meios, da World Association for Christian Communication (WACC), ou a Global Alliance on Media and Gender (GAMAP), da Unesco, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero na mídia e através da mídia.

Do ponto de vista das pesquisas inúmeras também são as iniciativas e movimentos que se debruçam sobre as questões de gênero na mídia em geral e no Jornalismo em particular, embora pareça que a maior parte dos trabalhos  partam de outras áreas, que não a Comunicação. Para estimular e ressaltar esta temática tão crucial, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) une-se ao Grupo de Trabalho en Periodismo da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (GT Periodismo-Alaic) e à Journalism Research and Education Section, da International Association for Media and Communication Research (JRE da IAMCR), para promover o Dossiê Estudos de Gênero no Jornalismo.

A proposta é acolher trabalhos que enfoquem as questões de Gênero em sua complexidade, com pesquisas que pensem a adoção ou a ausência de uma perspectiva de gênero nos conteúdos jornalísticos, e como isso contribui para reforçar os estereótipos de gênero, raça e etnia, em seu entrecruzamento. São estimulados trabalhos que enfoquem a forma como o jornalismo enquadra, seleciona, apresenta, a violência de gênero, o feminicídio, a cultura do estupro, a homo e a transfobia,  bem como textos que reflitam a agenda do jornalismo e as questões de gênero e interseccionalidade e aspectos que dificultam ou não visibilizam as discussões sobre identidades de gênero e sexualidades.  Também são esperados trabalhos sobre os impactos na sub-representação da diversidade de gênero na produção da imprensa, ou que se detenham sobre preconceitos relativos às questões de gênero e sexualidade no exercício profissional, bem como textos que tratem das representações cotidianas que envolvem o Gênero. Por fim, são estimulados trabalhos que analisem novas formas de representação e posicionamento jornalístico face às questões de Gênero, com iniciativas de enfrentamento aos estereótipos e de construção de um Jornalismo includente e não generificado.

Normas

Os artigos, entre 40.000 e 55.000 caracteres com espaços, devem ser submetidos até 1o de novembro de 2017.  Como a Brazilian Journalism Research (Qualis B1 – Comunicação e Informação) publica duas versões de cada número (em português/espanhol e em inglês), os autores dos artigos aceitos  em espanhol ou português aceito deve providenciar a tradução para o inglês. Da mesma forma, os autores de textos aceitos em inglês deverão encaminhar versão em português ou espanhol.

Os artigos devem ser enviados exclusivamente através do sistema eletrônico SEER/OJS disponível no site da revista: http://bjr.sbpjor.org.br

Em caso de dúvida basta enviar um e-mail para bjr@gmail.com.

As diretrizes para os autores estão em: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/aboutsubmissions#authorGuidelines

Notificação do aceite: 15 de dezembro de 2017

Prazo para envio da versão final em inglês e em português/espanhol com revisão e informações adicionais sugeridas pelos editores: 30 de janeiro de 2018

Publicação: 30 de abril de 2018

Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias.