No dia 05 de março, completou-se um ano de um projeto coletivo que vem sendo desenvolvido sem alarde: o blog Agências de Notícias, criado em março de 2016 para tratar deste setor nem sempre lembrado pela pesquisa em Comunicação, mas fundamental no cenário midiático há mais de 100 anos, com importância reforçada no atual ambiente da convergência digital. O Portal EPTIC apoia a proposta, incluindo um banner do mesmo na página inicial.
Apesar de ter “saído de moda” falar de agências desde a derrocada dos debates da NOMIC, em 1980, elas continuam gigantes fornecedoras não só da mídia analógica mas também digital, como portais e mídias sociais, além da informação financeira e de conglomerados de outros setores fora da mídia (bancos, fundos de investimento, indústrias). Num ambiente tecno-econômico em que a produção de informação ficou muito mais acessível, a circulação dessa mesma informação permanece concentrada.
Convictos de que há muito a se falar sobre agências, especialmente em língua portuguesa, em que a bibliografia é escassa, os pesquisadores Pedro Aguiar, do PPGCom/UERJ, Juliana Lisboa, do PPGcom/Unisinos, Isadora Camargo, da ECA/USP, e André Pasti, da Geografia da USP (e membro do GP Geografias da Comunicação, da Intercom) para manter o blog.
Desde então, há publicações de textos com reflexões sobre a circulação de informações no ambiente digital, a relação ambivalente (concorrência/parceria) que essas empresas consolidadas – Reuters, AP, AFP e outras – estão enfrentando com Google e Facebook; o impacto das mídias sociais no modelo de negócios das agências; as iniciativas das periferias globais para a distribuição de conteúdo, entre outros tópicos. Além disso, há resenhas de livros e artigos, preocupados em contribuir para revisão bibliográfica de um campo de pesquisa muito incipiente, apesar da antiguidade dessas empresas. Semanalmente, aos sábados, é publicado um boletim com notas curtas de acompanhamento do setor, com o objetivo de organizar referências para pesquisas futuras.
O material que já está no ar, integrando textos e multimídia, é uma contribuição para pesquisadores, e pode ser especialmente útil para o ensino de graduação, ainda que muitas matrizes curriculares no Brasil não prevejam uma disciplina de Jornalismo de Agências (a UFF é uma exceção).
A proposta do blog, assim, é ser um veículo de divulgação científica em Comunicação, dentro deste tópico específico, constituindo um repositório de material de pesquisa acadêmica e reflexão. Por isso mesmo, aceita-se contribuições e colaborações: https://agenciasdenoticiasblog