Periódico “El Professional de la Información” recebe trabalhos para Dossiê “Uso de Información Académica: Inteligencia Institucional e Información que Genera Conocimiento”

A Revista “El Professional de la Información” (EPI) está com Call for Paper aberto até 10 de março de 2019 para o Dossiê “Uso de Información Académica: Inteligencia Institucional e Información que Genera Conocimiento”.

Os trabalhos aprovados serão publicados no v.28, n.4 (julho-Agosto de 2019) do periódico. Os trabalhos devem seguir as diretrizes para autores determinadas pela revista e disponíveis aqui.

Os autores também devem atentar para os critérios de publicação da EPI que podem ser acessados aqui. Lembrando que os interessados em contribuir para o Dossiê devem estar inscritos no sistema do periódico, o que pode ser feito aqui.

O Dossiê pretende estudar a informação acadêmica considerada como bem público gerada ttanto por universidades públicas quanto privadas. Esta informação pode ser interna e caracterizar seus próprios processos (acadêmicos, investigativos, vinculação social e governança), ou pode ser informação que se entrega a externos como resultado de sua atividade investigativa.

Nos últimos meses, tanto na Europa como nos EUA, tem surgido discussões acadêmicas em torno dessas temáticas. Neste sentido, o número da revista EPI proposto, busca contribuir a partir de uma perspectiva acadêmica ao conhecimento acerca da inteligência institucional como bases em diversos aspectos, que permitem gerar conhecimento e compartilhar informação acadêmica.

A EPI convida os interessados a apresentarem trabalhos acerca das seguintes temáticas:

– Aspectos econômicos e sociológicos da informação acadêmica. Incluem-se neste tema a prestação de contas à sociedade, a agentes públicos e diversos grupos de interesse. Legislações, autorregulações e boas práticas para assegurar uma maior simetria de informação entre atores do sistema universitário.

– Informação acadêmica para assegurar a qualidade dos processos e instituições. Nesta temática, esperam-se trabalhos que incluam a caracterização dos estudantes, dos docentes, dos egressos, dos insumos e resultados da atividade de pesquisa, dos apoios à pesquisa, governança universitária e melhoramento da qualidade, gestão administrativa e financeira e infraestrutura acadêmica.

– Papel e aporte das bibliotecas e gestão da informação acadêmica. Refere-se aos modelos de gestão de conhecimento, estratégias de acesso à corrente principal da ciência e a estratégias para dar visibilidade à produção científica institucional.

– Estratégias para difundir informação acadêmica com transparência. Espera-se o desenvolvimento de trabalhos sobre o papel das Editoras Acadêmicas, modelos de open science, open data, assim como transparência, big data e blockchain.

– Aspectos educativos, éticos e psicológicos da informação acadêmica. O Estudo de aspectos da vida universitária para além do significado puramente acadêmico. Entendendo esta vertente a partir do ponto de vista do desenvolvimento humano integral.

Posted in EPnoTICias, Todas as Noticias and tagged , .