A Recorde: Revista de História do Esporte está recebendo contribuições, até o dia 31 de janeiro de 2019, para o Dossiê “História do Esporte e Comunicação: para Além da Imprensa e da Mídia como Fontes”. A Revista é Recorde é ligada ao “Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada IFSC/UFRJ
As submissões devem ser enviadas para o email: lachiunirio@gmail.com. A Divulgação dos aceites será feita até o dia 31 de abril de 2019 e o Dossiê publicação prevista para junho de 2019. Os organizadores do Dossiê são Rafael Fortes (Unirio) e Álvaro do Cabo (Ucam).
O Dossiê pretende discutir o uso, muitas vezes descontextualizado, de materiais da imprensa e grande mídia como fontes de pesquisa sobre história do esporte. Além disso, grande parte dos trabalhos sobre o passado esportivo enfatizam o papel dos meios utilizando uma abordagem descritiva de seus conteúdos.
Essa abordagem acaba por fazer com que os trabalhos sobre a história da comunicação esportiva acabem por ganhar um aspecto memorialista com pouca atenção aos estudos históricos sobre o esporte e, consequente, à contextualização histórica do período.
Costuma-se, nessas pesquisas, dar um amplo destaque aos veículos jornalísticos. Relativamente poucos esforços têm sido direcionados às produções audiovisuais, de ficção, radiofônicas, publicitárias e editoriais que de alguma forma se relacionam ao esporte.
O dossiê propõe explorar as múltiplas relações entre a história do esporte e os estudos do fenômeno na Comunicação. Para tanto, privilegiará trabalhos realizados a partir de uma perspectiva histórica abordando os aspectos abaixo:
– Esporte, publicidade e marketing
– Relações entre mídia e esporte como partes de um mercado de entretenimento
– Direitos de transmissão, patrocínio e promoção de modalidades, equipes, atletas, eventos e competições
– Comercialização e profissionalização do esporte
– Relações econômicas entre mídia e esporte
– História do Esporte e cinema: ficção e documentários
– O esporte no rádio, na televisão e nas mídias digitais
– O esporte nos meios de comunicação alternativos, contra-hegemônicos, progressistas, comunitários, de esquerda etc.
– Relações políticas entre mídia esporte
– Análise crítica da literatura jornalística sobre esporte (biografias, memórias etc.)
– Midiatização, Direito e legislação
– Veículos de comunicação como fonte para a pesquisa histórica do esporte
– O esporte nos meios de comunicação mainstream
– O esporte nos veículos impressos: jornais, revistas, panfletos, boletins etc.
– Outras abordagens/perspectivas que relacionem História, esporte e Comunicação
As normas para autores podem ser acessadas aqui