A Rede Latina de Teorias Críticas em Comunicação e Cultura (Criticom) e a ULEPICC (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), no âmbito do II Seminário de Teoria Crítica da Comunicação, abriu chamada de trabalhos até o dia 31 de maio para o livro “Pensar la crisis desde las teorías críticas. Comunicación, cultura, narrativas e imágenes”.
Os editores do livro são os pesquisadores: Francisco Sierra Caballero (Instituto Universitario de Estudios sobre América Latina – IEAL), Carlos Del Valle (Universidad de la Frontera – Chile) e Victor Silva Echeto (Pós-doutor pelas Universidades de Genebra (Suíça), Católica de São Paulo (Brasil) e Valência (Espanha).
Ementa
A crise política, social, econômica e cultural tem radicalizado os processos neoliberais de globalização. É uma rede de práticas e conceitos que transpassa (e em certa forma supera) o econômico, ampliando a violência mundializada como forma de mediação midiática e político. Do México a Argentina, da Espanha ao sul da África, a possibilidade de que “o sul também existe” e “resiste” implica repensar este momento histórico desde as teorias críticas em comunicação e cultura.
O presente volume amplia os conteúdos do livro anterior (editado pela CIESPAL): “Comunicación, Crítica y Política”, ampliando os aportes teóricos e metodológicos para articular lógicas emancipatórias em épocas de crise e de novas coordenações capitalistas, às quais se requer resistências e construções de novos aparatos conceituais e críticos.
Propõe-se como partes: Narrativas y diacronia das crises; Industria cultural: Representações, sujeições e resistências; Globalização e crítica frente ao capitalismo: economia política e crítica cultural; e Estudos visuais e da imagem em contextos de crise.
Normas para o envio de propostas
O texto completo deve ser enviado aos editores do livro: Francisco Sierra Caballero (fcompoliticas@gmail.com), Carlos del Valle Rojas (carlos.delvalle@ufrontera.cl) e Víctor Silva Echeto (vecheto@gmail.com; vicsie@unizar.es).
Quem deseja colaborar no volume poderá enviar seu texto completo e original em espanhol e conter os seguintes elementos:
• Título.
• Breve biografia do autor (150 a 200 palavras).
• Corpo do trabalho.
• Bibliografia.
O texto deverá seguir as normas APA de publicação em tamanho de página A4 e no formato Word, devem ainda ter uma extensão mínima de 8.000 palavras e máxima de 10.000 palavras (bibliografia, notas e tabelas incluídas). Tipo de letra: Times New Roman de 12 pts. Interlinha: espaço simples. Justificada em ambas as margens: esquerda (3 cm) e direita (3 cm).