Está aberta até o dia 09 de outubro a chamada de trabalhos e para a mostra de vídeo e artes da XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, cujo tema deste ano será “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa”. O evento ocorrerá de 25 e 27 de outubro de 2017 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O evento é promovido pela Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e pela Rede Brasileira de Mídia Cidadã. Em meio a sucessivas crises políticas e institucionais, que afetam gravemente conquistas democráticas obtidas nos últimos anos, o evento reúne pesquisadores e comunicadores que estudam e praticam uma comunicação voltada para a defesa de uma sociedade igualitária e mais justa.
Modalidades de trabalho
– Comunicações científicas: destinadas a estudantes de cursos de pós-graduação, mestres, doutores e profissionais. Poderá ser inscrito um trabalho por autor (outras Comunicações Científicas somente como co-autor, sem limite de participação). Aluna/os de graduação podem também apresentar trabalhos, desde que em co-autoria com pós-graduanda/os, mestres, doutore/as ou profissionais.
– Relatos de pesquisa: voltada para estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação, oportunidade para compartilhar dúvidas e buscar interlocução, em diversas etapas de pesquisa.
– Relatos de experiência: destinados a integrantes de movimentos sociais organizados, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas que possuem práticas de mídia cidadã, para discussão das experiências em mídia cidadã desenvolvidas pela comunidade.
– Painéis temáticos: interessada/os em propor painéis temáticos, relacionados à questão da mídia cidadã, que reúnam de três a seis participantes, podem encaminhar sua proposta, especificando tema do painel e breve descrição do assunto a ser desenvolvido por cada participante. Podem estar compostos por ativistas de movimentos sociais, profissionais, membros das comunidades, acadêmicos, de forma livre. A organização do evento informará, nos prazos determinados, a aceitação ou não, em função da relação com a questão da mídia cidadã e o número de painéis propostos. Todos os integrantes a participarem dos painéis, da mesma forma como os demais trabalhos, devem realizar inscrição na Conferência.
– Mostra de Vídeo Cidadão: Vídeos relacionados a comunicação e cidadania, produzidos em distintas situações (por movimentos sociais, estudantes, profissionais, organizações não governamentais, etc.), podem ser inscritos na Mostra, recomendando-se que tenham até 20 minutos. A Mostra de Vídeo ocorrerá em sessões previamente definidas durante a programação do evento.
– Feira de Mídia Cidadã: A ser realizada durante todo o evento, na forma de pôsteres, exposição das próprias mídias ou outros formatos a serem propostos pelos interessados.
Modelos e templates de submissão de trabalhos:
– Comunicações científicas (artigos): 10 a 15 páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, c.12, espaçamento 1,5, A4, todas as margens 1,5cm. Template no link acima. Preferencialmente inéditas.
– Relatos de Pesquisa, Paineis Temáticos e Relatos de Experiência: 3 a 5 páginas, fonte Times New Roman, c.12, espaçamento 1,5, A4, todas as margens 1,5cm. Templates nos links acima.
– Mostra de Vídeo Cidadão e Feira de Mídia Cidadã: descrição de 1 a 2 páginas, fonte Times New Roman, c.12, espaçamento simples, A4, todas as margens 1,5cm. Templates nos links acima.
Todos devem seguir os templates disponibilizados nos links associados às respectivas categorias. Trabalhos fora dos templates não serão aceitos.
Submissão de vídeos
A submissão de vídeos à Mostra de Vídeo Cidadão pelo envio, via e-mail, através de anexo ou link para download, até 24/09/2017. Além disso, deve ser enviada também por e-mail a descrição do vídeo, conforme modelo.
Submissão à Feira de Mídia Cidadã
Para submeter trabalho à Feira de Mídia Cidadã é necessário enviar a descrição do trabalho devidamente preenchida de acordo com template acima. Prazo de envio: 24/9/2017. Serão aceitos pôsteres, ensaios fotográficos, trabalhos artísticos, boletins, entre outros.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1. Os trabalhos submetidos à Conferência devem ser preferencialmente inéditos.
2. Os trabalhos deverão estar digitados em português ou espanhol e devem ser enviados por e-mail. O pagamento da inscrição será feito após os trabalhos serem apreciados pelos avaliadores do evento.
3. Somente poderão apresentar trabalho os autores previamente inscritos que comprovarem o pagamento do boleto bancário, até 13/10.
4. Os trabalhos serão submetidos à apreciação dos avaliadores. Os trabalhos enviados em data posterior à previamente estipulada não serão considerados.
5. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã o direito de reprodução nos arquivos virtuais nos seus Anais.
6. Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) na Conferência.
7. A taxa de inscrição na Conferência assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte ou apresentador de trabalho e participar das oficinas. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos avaliadores que selecionam os trabalhos.
8. Os vídeos a serem submetidos à Mostra de Vídeo Cidadão deverão ser enviado por email ou colocados para download em alguma plataforma online, até o dia 24/09/2017. Além disso deve ser preenchida a ficha conforme modelo. Para esclarecer dúvidas quanto ao evento, consulte a organização pelo e-mail midiacidada2017@gmail.com.
Tema
O tema central, “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa”, foi escolhido para ressaltar a importância de se contrapor ao esvaziamento de expressões como ocorre até mesmo com a palavra cidadania, que, associada a ações e discursos com os mais variados sentidos, incorporada inclusive em discursos e ações antidemocráticos, corre o risco de ser entendida como uma cidadania passiva, uma dádiva, uma formalidade. Ao contrário, busca-se o debate sobre a importância de não apenas se reconhecerem formalmente direitos, mas de se ter como perspectiva uma cidadania ativa, em que o cidadão é, além de instituído como portador de direitos, essencialmente criador de direitos, na luta e na participação política. E o direito à comunicação é um dos aspectos dessa batalha, que se faz presente em todos os campos da vida social, em especial naqueles em que historicamente a cidadania é desrespeitada.
Tendo por referência esse tema central, serão realizadas durante o evento, entre outras atividades, a conferência de abertura e as mesas redondas que irão abordar os direitos humanos e participação política, a mídia cidadã e o direito à comunicação dos movimentos sociais, o movimento LGBT e feminismos, o movimento negro, juventudes. As Divisões Temáticas, a serem organizadas a partir dos focos específicos adotados nos trabalhos inscritos, serão outra oportunidade de apresentação e debate, tanto para pesquisadores já reconhecidos, como aqueles que se encontram em fases distintas de consolidação, como estudantes de pós-graduação e de graduação.
Uma das características principais do Mídia Cidadã é trazer, também, o debate e as contribuições de fora da academia: profissionais e ativistas que trabalham com mídias em movimentos sociais diversos, militantes e colaboradores desses movimentos, de Organizações Não Governamentais, de instituições públicas e privadas que atuam em diferente grau em ações de comunicação que têm a cidadania como seu principal objetivo. Todos estão convidados a trazer sua contribuição, enriquecendo assim o debate com suas experiências – a serem apresentadas também na Feira e na Mostra de Vídeo Cidadão.
A coordenação geral da Conferência neste ano de 2017 está a cargo da professora Cláudia Regina Lahni e do professor Bruno Fuser, ambos da Facom/UFJF e, igualmente, ambos ex-coordenadores do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).