Programação do GP EPICC no Congresso Nacional da Intercom 2017

O Grupo de Pesquisa Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura anunciou a programação de suas atividades durante o XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorrerá de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba.

A primeira atividade será o IX Fórum Eptic, a partir das 9h do dia 7, que este ano será sobre os “50 anos da TV pública”. O Fórum terá como participantes os pesquisadores Cesar Bolaño (UFS), Iluska Coutinho (UFJF), Patricia Mauricio (PUCRJ) e Sérgio Matos (UFRB), sendo coordenado por Anita Simis (UNESP).

Após o Fórum EPTIC, das 14h às 17h, começarão as sessões de apresentação de trabalhos do GP, que seguem durante a manhã e a tarde do dia 08. A reunião geral deste grupo de pesquisa ocorrerá no dia 07 de setembro, a partir das 17h. A ordem da apresentação dos trabalhos aprovados segue abaixo:

7 de setembro

– 14:00 às 17:00

Sessão 1 – Jornalismo no mundo contemporâneo

Coordenação: Anita Simis (UNESP)

1. Influenciadores digitais como parte da disrupção do modelo de negócios do jornalismo

Patrícia Maurício Carvalho (PUC-RJ)

2. O financiamento coletivo como alternativa para viabilizar economicamente a realização de reportagens no Brasil

Fernando Severo Soares Junior (UAB-Espanha)

3. O jornalismo cultural da indústria brasileira e a era digital: as reformulações do Segundo Caderno como reflexo de uma nova configuração

Pamela Passos Mascarenhas (UFF)

4. Reflexões sobre um modelo de negócios e gestão para empresas jornalísticas

Daniele Fernandes Rodrigo (UENF)/Instituto Federal do Tocantins

 

– 14:00 às 17:00

Sessão 2 Comunicação e política (paralela)

Coordenação: César Bolaño (UFS)

1. O uso das cibernarrativas neopentecostais como estratégia política de Marcelo Crivella nas eleições municipais de 2016

Vanessa Cristiane Cardozo Cunha (UERJ)

2. Um breve mapa das desigualdades de gênero nos meios de comunicação

Ana Maria da Conceição Veloso (UFP)

3. A distribuição da verba publicitária da SECOM da Presidência da República como política de comunicação do governo (2011-2014)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

4. Representação midiática do impeachment brasileiro em 2016: o dito e o não dito

Kelinne Oliveira Guimarães (IFTO)

 

 

8 de setembro

– 9:00 às 12:00

Sessão 3 Economia política das redes

Coordenação: Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

1. Privatização, financeirização e centralização de capital: elementos para a compreensão da atuação da América Móvil no contexto da convergência

Helena Martins do Rêgo Bareto (UnB)

3. Ativismo codificado: limites e oportunidades para a ação coletiva nas redes sociais

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho (UFS)

4. Fluxo informacional e trabalho: o (des)serviço de telemarketing em Alagoas

Júlio Arantes Azevedo (UFAL)

5. Internet: praças de mercado sob controle do capital financeiro

Marcos Dantas (UFRJ)

6. Para uma investigação sobre a crise como fundamento da forma-comunicação (I) : a informação necessária no momento da circulação simples.

Manoel Dourado Bastos (UEL)

 

– 14:00 às 18:00

Sessão 4 Temáticas da EPC

Coordenação: Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

1. Formação do mercado piauiense de televisão: TV Clube

Renan da Silva Marques (UFP)

2. Contra a Globo e pelo negócio: uma análise do caso Atletiba no campeonato paranaense

Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

3. O novo paradigma de fomento privado à cultura: paralelismos na realidade brasileira

Verena Carla Pereira (UNICAMP)

4. Literacy digital e suas implicações no conceito da comunicação política

Paulo Henrique Ferreira Nascimento (UNESP)

5. Revista Crescer: uma análise discursiva sobre os sentidos da maternidade

Nara Jaqueline dos Reis (UFJF)

6. Indústria cultural e indústria criativa: definições, divergências e convergências

Franceli Couto Jorge (UNIPAMPA)

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