A revista Comunicação & Sociedade está com chamada aberta até o dia 30 de julho de 2017 para o dossiê “Mídia, democracia e poder político”, a ser publicado em dezembro deste ano.
Ementa
A estreita relação entre mídias, democracia e poder político na segunda década do século 21 é o objeto deste volume temático de Comunicação & Sociedade. Esta proposta de abordagem é motivada pelas movimentações que agitam os contextos políticos contemporâneos no mundo e no Brasil, com avanços expressivos na ocupação da esfera política da parte de lideranças, partidos e movimentos conservadores e ultraconservadores. Estes avanços são representados na eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, em pleitos polarizados na Europa e na tomada de poder no Brasil por meio do processo de impeachment de Dilma Rosseff. Ao mesmo tempo, movimentos populares, incluídos os de minorias sociais, se reconfiguram em reação à revitalização conservadora. Em todos estes contextos observa-se que as mídias tradicionais e as mídias digitais ocupam um lugar de destaque na mediação dos processos envolvidos, seja na reverberação de discursos predominantes ou na expressão crítica a eles, tanto em alianças com poderes em curso como em divergências oposicionistas, em ações de apoio, enfrentamento ou de negociação.
Neste escopo, autores/as são convidados a publicar reflexões e pesquisas em torno de temáticas correspondentes, como:
- o papel das mídias em relação às teorias da democracia;
- as expressões da opinião pública e sua repercussão pelas mídias;
- discursos políticos predominantes e sua veiculação pelas mídias;
- lugar das mídias nos processos hegemônicos na agenda pública;
- o lugar das mídias nos processos contra-hegemônicos na agenda pública;
- transparência pública e accountability;
- direito à comunicação e participação;
- ativismo midiático;
- ciberativismo;
- comunicação comunitária;
- comunicação pública;
- outras abordagens correlatas.
Normas de publicação
Os artigos em português e em inglês são recebidos exclusivamente através do sistema online: http://www.metodista.br/comunicacaoesociedade. Esta edição de Comunicação & Sociedade será bilíngue, portanto, os artigos submetidos em português, uma vez selecionados, deverão ser apresentados pelos/as autores/as posteriormente, em curto prazo, em versão em inglês.
Para submeter artigos, os autores (Doutores, Doutorandos e Mestrandos/Graduados/Graduandos em co-autoria com Doutores) devem se inscrever no sistema. Todos os artigos selecionáveis serão enviados para avaliação cega. A submissão antecipada é altamente encorajada à medida que o processo de revisão começará na submissão.
Comunicação & Sociedade não cobra dos autores nacionais ou internacionais taxas para a submissão, processamento ou publicação dos artigos e resenhas.
As publicações de artigos para as outras seções da revista (artigos variados e resenhas) também estão abertas para a mesma edição, a ser publicada em dezembro de 2017. Esta edição de Comunicação & Sociedade será bilíngue, portanto, os artigos submetidos em português, uma vez selecionados, deverão ser apresentados pelos/as autores/as posteriormente, em curto prazo, em versão em inglês.
Mais informações em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/about/submissions#onlineSubmissions
Sobre a revista
Comunicação & Sociedade (Qualis B1 – Comunicação e Informação) é uma revista acadêmica aberta à publicação de trabalhos em fluxo contínuo. Fundada (1979) e publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo.
Os artigos publicados abordam temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, seus fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações socioculturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológica. Comunicação & Sociedade é avaliada por um conselho editorial formado por pesquisadores do Brasil e do exterior que atuam em diversos campos de estudos de comunicação.