Por Eula D.T.Cabral
No dia 10 de abril de 2017 foi realizado no Rio de Janeiro o I Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura. O evento aconteceu no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Com o tema “a televisão brasileira e os produtos culturais” e mais de 130 inscritos, o evento reuniu pesquisadores das áreas de economia política da comunicação e da cultura e da sociedade civil. Dentre os presentes, estavam os membros da União Latina de Economia, Política da Informação e Cultura, capítulo Brasil (ULEPICC-Br), e o seu diretor de Comunicação, Pedro Aguiar.
Mediado pelo pesquisador de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura e ex-presidente da ULEPICC Brasil, Adilson Vaz Cabral Filho, o I Colóquio teve a participação da superintendente do Canal Saúde da Fiocruz, Marcia Correa e Castro, que falou sobre “Produção e financiamento na TV Pública” e do pesquisador do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã), Octavio Penna Pieranti, que analisou “O papel da televisão na distribuição de produtos culturais no século XXI”.
O I Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura foi realizado pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec), Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge), Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC) e GT1 – Políticas de Comunicação – da União Latina de Economia, Política da Informação e Cultura, capítulo Brasil (ULEPICC-Br).
Nos meses de junho e de outubro serão realizadas mais duas edições do Colóquio. O objetivo é reunir pesquisadores das áreas de economia política da comunicação e da cultura e da sociedade civil para analisar e debater o campo, criando espaços de interlocução e troca entre pesquisadores e ativistas. Mais informações: coloquio.epcc@gmail.com
Acompanhe as palestras e o debate do I Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura no vídeo abaixo: