O Observatório das Metrópoles – Núcleo Natal promoverá o evento REGIMES URBANOS E GOVERNANÇA METROPOLITANA, nos dias 29 a 31 de março de 2017, que acontecerá no Departamento de Políticas Públicas da UFRN. O evento recebe propostas de resumo expandido até o dia 15 de fevereiro.
A realização do Seminário tem como objetivo apresentar um quadro atualizado da pesquisa em estudos urbanos e regionais, com ênfase na Governança e nos Regimes Urbanos. Como ambiente de debate, o Seminário também objetiva iluminar alguns pontos da atual agenda urbana brasileira considerando, desse modo, as diferentes formas de gestão e de implementação de práticas (públicas e privadas) socioespaciais. Evidenciar os mecanismos que impedem – ou dificultam – alcançar o bem-estar urbano, e que passam pela contingências do Planejamento e do investimento público, pode revelar um novo caminho de pesquisa sobre as cidades, com especial atenção aos Regimes Urbanos, às formas particulares dos “capitalismos urbanos”, às relações entre o público e o privado na produção do espaço, entre outros. Por fim, pretende refletir sobre a incorporação da dimensão territorial nas políticas urbanas e sociais locais e internacionais, convidando pesquisadores do Brasil e de outros países – contando com a presença de dois importantes investigadores como João Ferrão e Luísa Schmidt, ambos da Universidade de Lisboa.
Envio de propostas
O evento tem seis sessões temáticas (ST):
ST1 Metropolização e o desenvolvimento urbano: dinâmicas, escalas e estratégias.
ST2 Cidade-Região global e megaregião
ST3 Direiro à cidade: habitação e saneamento nas metrópoles brasileiras
ST4 Direito à cidade: Cidadania, participação e Governança Urbana
ST5 Regimes urbanos nas metrópoles brasileiras: mercantilização e financeirização da cidade
ST6 Bem-estar, Mobilidade e Vulnerabilidade Socioambiental Urbana
As propostas deverão ser encaminhadas para os coordenadores de STs, no seguinte formato:
1. Resumo expandido (até o dia 15 de Fevereiro de 2017). Fonte Times New Roman, 12; Espaçamento 1,5; Margens 2,5 cm; Autor(es), Instituição e email alinhado à direita; deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas; três palavras-chave.
2. Trabalho completo (até o dia 30 de abril de 2017). Fonte Times New Roman, 12; Espaçamento 1,5; Margens 2,5 cm; Autor(es), Instituição e email alinhado à direita; Resumo com espaçamento simples (entre 15 a 20 linhas); três palavras-chave; até no máximo 15 laudas
Para mais informações : http://cchla.ufrn.br/
Contato: extensaolabplan@