Como parte de uma nova política de publicações, ULEPICC FEDERAL convoca a enviar trabalhos com destino a um volume coletivo que será publicado na Editora GEDISA. O dossiê tem como tema Teoria e Metodologia da Economia Política da Comunicação e recebe propostas até o dia 01 de abril.
Apresentação
Do Informe McBride ao Fórum de Porto Alegre, de Buenos Aires a Sevilla, os estudiosos, comunicadores e movimentos sociais de liberação, sabemos que “Outra Comunicação é Possível” e que a contribuição do conhecimento, e sua apropriação social, junto às novas tecnologias e sistemas de informação, tem uma função essencial que contribuir a este empenho. Este é o espírito da Carta de Buenos Aires e a origem da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEP-ICC), associação internacional de investigação que, na última década, vem trabalhando na articulação, agrupamento e promoção dos estudos econômico-políticos e de teoria crítica, recuperando o legado histórico e científico da produtiva escola latino-americana.
Cumprida a primeira década de atividades, ULEPICC inicia uma nova etapa inaugurando uma série de publicações com o objetivo de ir aportando saberes e conhecimento para a mudança social, num momento estratégico de inflexão do capitalismo e crise financeira internacional que, sem lugar a dúvidas, planeja objetivos e questionamentos vários ao pensamento emancipador na comunicação.
Neste empenho, convoca-se aos sócios e comunidade acadêmica a enviar textos originais sobre alguns elementos e materiais de análise dos eixos temáticos destacados, pondo em comum os avanços científicos em matéria de teoria e metodologia da Economia Política da Comunicação (EPC), com a ideia de oferecer à comunidade científica uma ferramenta de conhecimento e estado da arte sobre as possibilidades teórico-metodológicas da escola crítica.
Fiel à tradição de articulação de vontades e coordenação de esforços crítico-reflexivos sobre o campo da comunicação e da cultura, esta chamada a trabalhos da ULEPICC tem por objetivo, em suma, dar conta do pensamento mais avançado na matéria, a fim de formular uma crítica fundamentada, assim como análises inovadoras sobre as emergências e alternativas democráticas de progresso que têm de ser pensadas geopoliticamente a partir de novas matrizes e ferramentas analíticas.
Inaugura-se assim uma tradição alheia ou pouco habitual em nosso âmbito latino, editando uma antologia sobre o estado da arte que tem por fim, ademais, cobrir uma lacuna significativa sobre metodologia de análise a partir da experiência e saber-fazer dos principais investigadores do campo, dada a carência de textos desta natureza tanto no nosso âmbito como no caso anglo-saxão.
Eixo temáticos
I.- Teoria da Economia Política da Comunicação
- O problema da ideologia. Genealogia e fundamentos da EPC.
- Estruturalismo e Crítica da EPC.
- Estudos Culturais e EPC. Uma leitura latina.
- Psicanalise e crítica da mediação. A EPC do Desejo.
- Da teoria da dependência à crítica e intervenção política. A contribuição ibero-americana.
II.- Metodologia
- Análise de fontes secundárias e indicadores.
- Avaliação e crítica das Políticas de Comunicação.
- Estudos comparados.
- Análise micro e macro da EPC.
- Análise Crítica do Discurso e desconstrução da ideologia e controle informativo.
- Análise de redes e enfoques sistêmico-críticos.
- Metodologias transformadoras. Da socioanálise à EPC.
III.- Novas perspectivas de análise
- Ciência Regional e EPC.
- Pós-colonialismo e diversidade cultural.
- Finanças e Informação.
- Esportes, meios de comunicação e eventos mediáticos.
- Internet e novas formas de valorização na Economia da Atenção.
- Capitalismo Cognitivo e Crítica Neomarxista.
Envio de originais
A coleção editorial Comunicología Latina oferece materiais de pensamento, crítica e ensaio a acadêmicos, investigadores profissionais e estudantes universitários das faculdades e escolas de Comunicação do espaço ibero-americano. O alcance em difusão supera os 23 mil leitores, sem contar o espaço latino de Itália, França e Portugal. A avaliação de originais é estrita, realizada por pares, da direção colegiada da coleção, e da própria editora.
Todos os originais devem ser remetidos ao e-mail franciscosierra@ulepicc.org com anexos que incluam tabelas, gráficos e representações devidamente numeradas em formato word, tipo Times New Roman 12 e entrelinhas 1,5. O limite de extensão aceito como capítulo individual ou em coautoria são 40 páginas.
Serão especialmente considerados para sua publicação capítulos de fundamentos metodológicos. Os prazos e resposta aos autores é o seguinte:
- Recepção de originais: 1 de Abril de 2017.
- Avaliação e resposta aos autores: 1 de Junho.
- Tratamento editorial: 5-20 de Junho.
- Publicação: Outubro-Dezembro 2017.
As normas de citação se ajustarão às estabelecidas pela editora GEDISA, según norma APA (www.gedisa.com)