Está no ar a segunda edição de 2016 da Revista Eptic, que, dentre outras contribuições, conta com artigos que compõem a segunda parte do dossiê temático “CINEMA: SUAS POLÍTICAS E ECONOMIA”, cuja coordenação é de Anita Simis, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). A chamada para o Dossiê Temático da primeira edição de 2017 – “Intelectuais e esferas públicas: entre o poder e a mídia” – se encontra aberta (até o dia 30/09).
APRESENTAÇÃO
Quando em meados de 2015 lançamos a chamada para o Dossiê temático Cinema: suas políticas e economia não imaginávamos resposta tão positiva. Não somente pelo número de autores que enviaram artigos para nossa avaliação, mas, sobretudo, pela qualidade da pesquisa em curso em nosso país e fora dele sobre as políticas e a economia do audiovisual, em especial da produção cinematográfica. Sob a coordenação da professora Anita Simis, tomamos, então, a decisão de publicarmos duas edições destinadas a esta discussão (a primeira tendo sido publicada no volume 17, número 3, de 2015).
No caso específico do Brasil, ainda que a Superintendência de Análise de Mercado da ANCINE, em seu relatório anual de 2015, indicasse um crescimento de 11,1% no número de espectadores e de 20.1% na renda em bilheteria, a análise mais detida deste setor, realizada por vários dos autores por nós reunidos, nos dá um quadro mais realista de suas conquistas e fragilidades e reiteram a necessidade de políticas cinematográficas mais consistentes.
A presença, nessa edição, de um número maior de artigos que se voltam para os mercados e políticas estrangeiras, assim como a avaliação da chamada “lei da TV paga”, que estabelece cotas de exibição da produção nacional em canais de TV por assinatura, complementam,assim, às análises do referido número e oferecem aos pesquisadores e estudiosos do assunto um farto material de pesquisa e reflexão.
Esse número traz ainda, na seção Artigos e Ensaios, duas contribuições para as estudos das Comunicações e, em especial, da Economia Política da Comunicação. A importante análise do legado de Armand Mattelart para o pensamento comunicacional propiciada pelo lançamento, na França, de uma antologia com seus trabalhos publicados entre 1970 e 1980, realizada por Mariano Zarowky e o diálogo estabelecido em 2002 e até agora inédito entre Cesar Bolaño e o Professor Richard Maxwell, conhecido economista político da Queens Colege de Nova Iorque, em torno do livro de Bolaño, publicado no Brasil em 2000, Indústria Cultural, informação e capitalismo. As edições mais recentes, em espanhol e em inglês deste livro, bem como o escopo das questões ali apresentado reiteram a atualidade e a importância dessa publicação. A Economia Política também está presente no livro Jornalismo em Mutação, aqui resenhado por Patrícia Bandeira de Melo. Fruto de uma pesquisa de mestrado, a autora, Samária Araújo de Andrade, trafega com maestria, pelos percalços dos processos de mercantilização da comunicação e mostra como as novas tecnologias e os processos de reestruturação do capitalismo vem alterando a prática jornalística. A relação entre os processos de inovação e seus agentes, com destaque para a importância do “lugar” – o que remete ao conceito de “polos criativos” –, apontado por Silvio Meira, em resenha de Lucas de Araújo, também é aqui questionada. Por fim, a seção Investigação, traz a contribuição de Federico Gandolfi ao analisar a representação publicitária argentina em torno da figura dos torcedores de futebol apresentados como fãs, mecanismo essencial a sua captura mercadológica.
Confira o sumário abaixo e acesse este número no site da revista: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/issue/current
Sumário
EXPEDIENTE
Expediente |
PDF |
Ruy Sardinha Lopes – editor da Revista Eptic |
1-2 |
SUMÁRIO
SUMÁRIO |
PDF |
Edição V. 18, n. 2 (2016) |
-4 |
APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO |
PDF |
César Ricardo Siqueira Bolaño – diretor da Revista Eptic, Ruy Sardinha Lopes – editor da Revista Eptic |
5-6 |
ARTIGOS E ENSAIOS
UN DIÁLOGO ACERCA DE ECONOMÍA POLÍTICA, MARXISMO, ESTUDIOS CULTURALES Y COMUNICACIÓN |
PDF |
César Ricardo Siqueira Bolaño – Universidade Federal de Sergipe – UFS/Brasil, Richard Maxwell – Queens Colege/Estados Unidos |
7-18 |
DOSSIÊ TEMÁTICO: CINEMA: SUAS POLÍTICAS E SUA ECONOMIA (2)
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ |
PDF |
Anita Simis – Universidade Estadual Paulista – Unesp/USP |
31-33 |
LEI DA TV PAGA: UM NOVO PARADIGMA PARA A POLÍTICA AUDIOVISUAL BRASILEIRA |
PDF |
Ana Paula da Silva e Sousa – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/Brasil |
47-64 |
A POLÍTICA DE FOMENTO AO AUDIOVISUAL NO BRASIL E O LUGAR DA TV |
PDF |
Kátia Morais – Universidade Federal da Bahia – UFBA/Brasil |
65-85 |
BRASIL CINEMA PERTO DE VOCÊ: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO AO CINEMA NACIONAL |
PDF |
Milena Times de Carvalho – Universidade de Brasilia – UnB/Brasil, Elen Cristina Geraldes – Universidade de Brasilia – UnB/Brasil |
106-124 |
O SUCESSO DOS CINEMAS MENORES: BAIXO ORÇAMENTO E ALTERNATIVAS CINEMATOGRÁFICAS NO BRASIL E NA GALÍCIA |
PDF |
Karine Ruy – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil, Marta Pérez Pereiro – Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha, Silvia Roca Baamonde Universidade de Santiago de Compostela – USC/Espanha |
125-141 |
PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FILMES NO MÉXICO: O CASO DE MANTARRAYA PRODUCCIONES |
PDF |
César Bárcenas – Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM/México |
142-158 |
ESTRATÉGIAS DO HIGH CONCEPT NO CINEMA BRASILEIRO: OS CASOS DE CIDADE DE DEUS E TROPA DE ELITE 2 |
PDF |
Ana Maria Acker – Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Brasil, Patricia Oliveira Iuva – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
174-187 |
A CRISE DOS ANOS 1980 E A EXIBIÇÃO CINEMATOGRÁFICA |
PDF |
Anita Simis – Universidade Estadual Paulista – Unesp/SP |
188-199 |
INVESTIGAÇÃO
RESENHAS
MUTAÇÃO NO JORNALISMO: A MÍDIA SE REAFIRMA COMO NEGÓCIO |
PDF |
Patricia Bandeira de Melo – Fundaçao Joaquim Nabuco – FJN/Brasil |
214-218 |