Revista Movimento lança chamadas para dossiês sobre Audioisual

A revista Movimento está recebendo contribuições para suas duas próximas edições com um dossiê sobre Serialidades Audiovisuais, a ser publicado no número 15, e outro sobre Audiovisual e Animismo, que estará no número 16 do periódico.

O periódico está recebendo contribuições para o dossiê sobre Serialidades Audiovisuais até o dia 10 de junho de 2020. Já os interessados em publicar seus artigos no dossiê sobre Audiovisual e Animismo devem enviar seus textos até o dia 4 de setembro de 2020.

São aceitos textos escritos por pós-graduandos (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos), e pós-graduados recém-titulados (mestres, doutores e pós-doutores), de autoria coletiva ou individual. A Revista Movimento aceita contribuições nas seguintes seções: dossiê temático, artigos, poéticas, ensaio, tradução, entrevista, resenha e documento.

A revista Movimento é editada por pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP (PPGMPA/USP). Os autores interessados em publicar para algum dos dois dossiês devem enviar seus textos exclusivamente para o e-mail movimento@usp.br.

De acordo com a chamada de trabalhos, disponível aqui, para o Dossiê “Serialidades Audiovisuais”, “[M]esmo com a importante presença de programas de variedades e de vaudeville no dial televisivo, as séries (…) terão presença central no desenvolvimento e popularização do meio televisivo. E, no atual momento de grande discussão sobre as mudanças na televisão e o crescimento das plataformas de streaming online, são seriados que ocupam o lugar central de objeto de análise.”

O periódico espera receber “publicações inéditas que discutam o papel da serialidade nas mais diversas mídias”. Dessa forma, “valem discussões sobre o papel da serialidade no cinema, na televisão, no streaming e no videogame, tanto ontem como hoje”.

Já a chamada de trabalhos para o tema Audiovisual e Animismo, disponível aqui, procura estudar o caráter animista presente em determinadas narrativas do audiovisual, pois “desde o início da possibilidade de geração da imagem em movimento, no fim do século XIX, a capacidade desta nova tecnologia de animar o que antes era inanimado encanta e assombra público e realizadores”.

“Este dossiê busca, portanto, integrar-se aos estudos contemporâneos que promovem a reflexão intertextual do audiovisual a partir das mais diversas consequências que seu carácter animista possui e promove”.

Os textos enviados para a revista devem seguir as diretrizes para autores determinadas pelo periódico e disponíveis aqui.

Comunicação e Inovação em Tempos de Pandemia é tema de Dossiê

O periódico Comunicação & Inovação está com chamada de trabalhos aberta, até o dia 30 de julho de 2020, para o dossiê “Comunicação e Inovação em Tempos de Pandemia”. O dossiê será publicado ainda em 2020.

São esperadas contribuições que envolvam a inovação na comunicação relacionada a temas como comunicação científica, fake news, comunicação em saúde, comunicação de risco e comunicação de interesse público.

A chamada divulgada pela revista defende que “na atual conjuntura de crise e ameaça à saúde global, a pesquisa em comunicação desponta como ferramenta-chave para a compreensão dos fenômenos sociais produzidos pela pandemia. A importância da inovação na comunicação que serve ao interesse público é reiterada pelos problemas do atual contexto, que reivindica também estratégias de intervenção nessa realidade.”

Os autores interessados em enviar artigos para o dossiê devem seguir as diretrizes para autores disponíveis aqui. As submissões devem ser realizadas mediante cadastro no sistema OJS do periódico.

SBBJor abre inscrições para o Prêmio Adelmo Genro Filho

A Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) está com inscrições de trabalhos abertas para o 15º Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) de Pesquisa em Jornalismo 2020. Poderão concorrer os trabalhos defendidos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019, nas seguintes categorias:

– Iniciação Científica/TCC

– Mestrado

– Doutorado

– Pesquisa Aplicada (melhor produto/projeto caracterizado como de aplicação e de utilidade à prática cotidiana do Jornalismo).

Já na categoria Sênior, a deliberação é feita pela diretoria e pelo Conselho Científico da SBPJor, conforme estatuto da entidade, mas todo sócio em dia com a anuidade pode enviar uma indicação até 10 de junho. Nesta categoria, é considerada a trajetória acadêmica e a contribuição do(a) pesquisador(a) para o campo do Jornalismo.

As comissões julgadoras do Prêmio PAGF em cada categoria avaliarão os trabalhos até 13 de setembro de 2020. A entrega do Prêmio será realizada durante o 18º Encontro Nacional da SBPJor, que acontece na Universidade Federal do Ceará (UFC) de 4 a 6 de novembro de 2020.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo sistema de conferências da SBPJor, que pode ser acessado aqui. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Dúvidas podem ser encaminhadas para a coordenação geral do PAGF, no endereço sbpjor.pagf2019@gmail.com.