Portal EPTIC publica 3ª edição de Mercado Brasileiro de Televisão

Capa Versão em Esp Capa Versão em Pt

O Portal EPTIC disponibiliza em livro eletrônico a terceira edição, bilíngue (em português e em espanhol), de Mercado Brasileiro de Televisão, de César Bolaño. O livro teve sua primeira edição publicada em 1988 e é considerada a obra inaugura dos estudos da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura no Brasil.

Na próxima sexta-feira (05/08), Bolaño estará com Anderson Santos, Júlio Arantes e Amilton Gláucio, professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na mesa “O mercado brasileiro de televisão numa perspectiva histórica”, uma das atividades do Encontro Nordeste de História da Mídia, a ser realizado na UFAL.

Sobre o livro

Tendo por base a dissertação de mestrado defendida em 1986 no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi publicada em 1988 pelo Programa Editorial da Universidade Federal de Sergipe (PEUFS), embrião da Editoria UFS, que publicaria a segunda edição (revisada e ampliada) em 2004, numa coedição com a EDUC, editoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A edição em espanhol  – uma tradução completa da segunda edição brasileira com apoio da Biblioteca Nacional do Brasil – saiu em 2013 pela Editora El Río Suena, de Buenos Aires.

A terceira edição, bilíngue, em formato de livro eletrônico, não altera o conteúdo presente na edição de 2004. Uma atualização posterior a essa data encontra-se no livro que o autor escreveu em parceria com Valério Cruz Brittos, A televisão brasileira na era digital, publicado em 2007 pela editora Paulus. Além disso, em 2005, a mesma Paulus publicou uma coletânea publicada por Brittos e Bolaño, intitulada Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia, com a participação de 20 importantes estudiosos do tema no país. Uma segunda edição deste último livro, com uma introdução atualizadora, tem publicação prevista ainda para este ano.

Sobre o autor

César Ricardo Siqueira Bolaño é professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (OBSCOM/CEPOS). Possui graduação em Comunicação Social Com Habilitação Em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993).

Acesse a edição, em .swf, clicando nos links a seguir: em Português e em Espanhol (ao abrir o arquivo, use as direcionais do teclado para avançar na leitura).

Para baixar os livros, acesse os links a seguir: em Português e em Espanhol (O arquivo é em flash, baixe o arquivo e abra direto no navegador de internet).