“Narrativas midiáticas: tempo presente e história cultural” é tema de dossiê na Revista Alceu

O periódico Alceu, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RJ, está recebendo, até o dia 30 de abril de 2020, trabalhos para o dossiê “Narrativas midiáticas: tempo presente e história cultural”. Os trabalhos selecionados serão publicados na edição 40 da revista, programada para ser publicada em junho de 2020.

De acordo com a chamada de trabalhos (disponível aqui), “Os efeitos sociais das narrativas midiáticas revelam-se múltiplos, e afetam diretamente a produção de significados e a percepção do mundo contemporâneo. As imagens, símbolos e os textos dos meios de comunicação podem ser, portanto, categorias explicativas do tipo de sociedade e do tempo histórico em que estamos inseridos”.

Assim, o objetivo dossiê “é buscar inovações conceituais que aprofundem e sistematizem o estudo das diferentes formas narrativas e suas intercessões na elaboração de representações, subjetividades, divisões territoriais, políticas, sistemas de valores, rituais e práticas de consumo. A proposta procura congregar pesquisas recentes que efetuem análises sobre discursos, linguagens e experiências em diferentes contextos nacionais e internacionais”.

Os autores interessados em publicar papers no dossiê devem seguir as diretrizes para autores, que podem ser acessadas aqui, e enviar seus trabalhos através do sistema OJS do periódico, que pode ser acessado aqui.

Revista Ação Midiática está com chamadas abertas para o dossiê “O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual”

A Revista Ação Midiática, editada pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está recebendo até o 20 de abril de 2020 artigos para o dossiê “O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual”. O dossiê é organizado pelas professoras Ariane Holzbach (UFF) e Juliana Gutmann (UFBA)

A proposta do dossiê é atualizar a discussão teórica em torna da televisão uma vez que este meio, segundo o call for papers (disponível aqui), “hoje se relaciona com o streaming, com as narrativas transmidiáticas, com o consumo global, móvel, portátil e com as redes sociais digitais, além de ser central nas políticas em torno dos conglomerados midiáticos e para a compreensão dos fluxos globais de conteúdo”.

Dessa forma, as organizadoras do dossiê esperam “proposições que abordem questões teóricas, metodológicas e/ou analíticas sobre a TV em transformação no contexto contemporâneo, enfatizando suas novas formas e processos de interação com outras mídias e plataformas”.

Os artigos devem seguir as diretrizes para autores disponíveis aqui. Os autores devem submeter suas contribuições através da plataforma OJS do periódico.