“Comunicação e Política” é tema de dossiê na Revista Tríade

A revista “Tríade: comunicação, cultura e mídia”, editada pelo Programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO), está recebendo até o dia 22 de março de 2020 contribuições para o dossiê “Comunicação e Política.

Os editores esperam trabalhos que tratem dos temas: a) imagem política; b) mídia e eleições; c) propaganda política; d) formas de uso político das tecnologias de comunicação; e) comunicação pública; f) discurso político e mídia; g) experiências de utilização da internet como espaço de participação e reivindicação política; h) mídias alternativas e eleições.

Os artigos podem ser redigidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Os autores devem seguir as diretrizes para submissão do periódico disponíveis aqui. Os artigos devem ser enviados seguindo o template disponibilizado pela revista aqui.

Revista Esferas recebe artigos para o Dossiê “Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial”

A Revista Esferas está com Call for Papers aberto para a sua segunda edição de 2020 trazendo o dossiê Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial. A data limite para submissão é 30 de abril de 2020. As editoras do dossiê são Dione Moura (UnB), Kelly Quirino (UnB), Clarissa Motter (UCB).

O dossiê, de acordo com a chamada para trabalhos, busca debater “a interseccionalidade e a defesa da equidade como estratégias políticas e apresentar e relatar pesquisas acerca das estratégias comunicacionais adotadas por atores sociais relacionados ao feminismo negro, ao feminismo afrolatinoamericano, ao movimento indígena, à coletivos de jornalistas e coletivos de produtoras e produtores de audiovisual e de cinema no sentido de promover a igualdade étnico-racial”.

Os editores esperam trabalhos que discutam os fundamentos teóricos da interseccionalidade, assim como estudos que reflitam sobre o papel da relação “entre Comunicação e interseccionalidade no campo da produção, da representação e da (re)construção de imaginários”.

São aguardados trabalhos que tenham como foco os seguintes temas:

  • Teorias da interseccionalidade, desdobramentos e novas perspectivas;
  • Representações e imaginários afirmativos de gênero, raça e etnia nas mídias;
  • Comunicação e defesa da equidade étnico-racial;
  • Interseccionalidade e Ciberativismo;
  • Comunicação, ativismo e a formação de coletivos;
  • Trabalho e (in)visibilidade de mulheres negras, indígenas e periféricas no campo profissional da Comunicação.

Os trabalhos devem estar formatados de acordo com as diretrizes para autores do periódico, disponível aqui. Os trabalhos devem ser submetidos pelo sistema OJS da revista que pode ser acessado aqui.