Revista recebe trabalhos para dossiê sobre mídia e processos audiovisuais na tecnocultura algorítmica.

A Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos , está recebendo, até o dia 31 de maio, artigos para o dossiê “Mídias e processos audiovisuais na tecnocultura algorítmica: imagens em dispersão e convergência”. O dossiê é de responsabilidade dos editores convidados Peter Krapp (University of California, Irvine) e Gustavo Fischer (UNISINOS)

Os editores esperam receber trabalhos que tratem das transformações impulsionadas pela convergência de linguagens em um ambiente marcado pela gerência de algoritmos. Os artigos podem tratar “tanto das mudanças ambientais quanto tecnoestéticas que incidem sobre os regimes de audiovisibilidade e que levam ao esquecimento e/ou resgate de meios e máquinas, em audiovisualidades contemporâneas – do cinema, da TV, dos games, das fotografias, das plataformas na internet, das redes sociais, dos vídeos, entre outros”

Desta forma, o dossiê temático se interessa, ainda que não de forma exclusiva, pelos seguintes temas:

  • Imagens e imaginários da tecnocultura algorítmica;
  • Deepfakes audiovisuais;
  • Memória das/nas mídias;
  • Games como produtos audiovisuais;
  • Processos audiovisuais e plataformas de streaming;
  • Telas, superfícies, interfaces;
  • Arqueologias e/ou genealogias de fenômenos tecnoculturais;
  • Vazamentos, circulações e interdições nas/das imagens;
  • Artemídia, mídias imaginárias.

Os textos devem ter entre 30 mil e 50 mil caracteres, incluindo título, resumo e referências bibliográficas. O dossiê será publicado na edição de agosto de 2020. As normas para submissão podem ser acessadas aqui. A chamada em português está disponível aqui. Em caso de dúvidas, enviar mensagem para revistafronteiras@gmail.com

Pesquisadora da Economia Política das Comunicações lança livro sobre Comunicações e Crise

A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Helena Martins, acaba de lançar a obra Comunicação em Tempos de Crise: Economia e Política pela editora Expressão Popular. A autora analisa a concentração midiática e suas consequências para a formação de visões de mundo e manutenção da hegemonia ideológica burguesa.

Martins usa como marco teórico a Economia Política da Comunicação e os escritos sobre hegemonia de Antônio Gramsci. A obra perpassa diversos temas como os monopólios nos setores das telecomunicações, radiodifusão e sites de redes sociais e as possibilidades de luta contra-hegemônicas A obra integra a coleção Emergências, fruto de parceria entre a editora Expressão Popular e a Fundação Rosa Luxemburgo.

O livro físico está disponível para a venda aqui. Também é possível adquirir o livro eletrônico gratuitamente aqui.