Revista Trama recebe artigos sobre Gênero e Indústria Criativa

A “TRAMA: Indústria Criativa em Revista”está recebendo, até o dia 20 de maio de 2018, artigos para o Dossiê “Gênero e Indústria Criativa: produção, representação e consumo”. O Dossiê será publicado em julho de 2018.

A revista também aceita contribuições para a seção de Artes e Imagens, em que são publicados trabalhos cujo conteúdo consista em fotos e vídeos, GIFs, animações, etc. que preferencialmente, mas não necessariamente, tenham relação com a discussão proposta pelo Dossiê.

As sessões de Entrevistas, de Resenhas e de Temas Livres recebem contribuições em fluxo contínuo.

A chamada de trabalhos segue abaixo:

Atualmente os debates sobre lugares de fala ampliam delimitações sobre os campos de atuação de diferentes manifestações artísticas (como arte feminina ou cinema LGBTQ+), colocando em cena questões sobre representação, autoria, subjetividades, afetos, percepções, produção e consumo de bens culturais, na esfera da economia criativa. Em seus deslocamentos esses debates provocam invenções de imagens que se apresentam como territórios de embate entre ética e estética para o pensamento, configurando-se assim como desafios para os campos da arte e da comunicação. Empoderamentos, sororidades, cultura trans, “pussy hat”, “mansplaining”, misoginia, entre outros, são conceitos que se impõem ao vocabulário atual e que demandam atenção para os estudos contemporâneos; são expressões que complexificam as relações sociais e que perpassam as áreas de representação, de produção e de consumo da chamada indústria criativa como as atividades de publicidade, jornalismo, desenvolvimento de games, design, arquitetura e urbanismo, moda, além de cinema e das artes em geral.

Nesse sentido, o dossiê visa contribuir para reflexões sobre as transformações dos lugares anteriormente institucionalizados como centralizados e únicos, compreendendo-os em sua diversidade e complexidade. Espera-se receber reflexões que promovam interações entre arte e vida, indagações sobre representatividade e experiências que desafiem os saberes acadêmicos na contemporaneidade.

Mais informações sobre as normas de publicação e envio dos textos podem ser encontradas aqui

Estão Abertas as Inscrições para a Intercom 2018

Estão abertas, até o dia 10 de julho, as inscrições para o 41o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Os interessados em submeter trabalhos devem pagar a taxa de inscrição até o dia 6 de julho. Os aceites dos trabalhos serão divulgados até o dia 31 de julho de 2018. O evento conta com um Grupo de Trabalho em Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura.

O evento vai acontecer na Universidade da Região de Joinville (Univille), na cidade de Joinville, Santa Catarina, entre os dia 2 e 8 de setembro. O tema do congresso esse ano será “Desigualdades, Gênero e Comunicação”.

A chamada de trabalhos pode ser encontrada aqui

O calendário de inscrição e submissão de trabalhos pode ser acessado aqui

As normas estão disponíveis aqui

O evento conta com um Grupo de Pesquisa em Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura.

Ementa do GP:

A centralidade econômica e política que a informação, comunicação e cultura ganharam no processo de valorização capitalista tem colocado novos desafios políticos e epistemológicos aos agentes sociais que lutam por uma sociedade mais democrática e inclusiva. Acreditando que a apreensão e análise dos fenômenos comunicacionais e culturais contemporâneos ultrapassam os claustros disciplinares tradicionais e que até mesmo as decisões econômicas só podem ser compreendidas a partir de uma abordagem interdisciplinar e heterodoxa, a Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC) se constitui, metodologicamente, como um instrumento capaz de pôr em interação diversos campos disciplinares como a Economia, a Comunicação, a Ciência da Informação, a Sociologia, a Ciência Política, a Filosofia e os Estudos Culturais Críticos.

Este GP propõe ser um fórum de debate e reflexão entre os investigadores e profissionais destes campos disciplinares no sentido de formar matéria crítica necessária à apreensão e análise de tais fenômenos, tais como as políticas de comunicação, de cultura e de informação, a transversalidade da cultura e da comunicação, a convergência tecnológica e a digitalização dos meios eletrônicos, a expansão e novas configurações das indústrias culturais e criativas, a privatização do conhecimento, o desenvolvimento de todas as formas de capital intangível, as culturas digitais, as questões éticas e políticas da informação e demais temas que têm emergido ao longo dos últimos anos.

Palavras-chave:
Comunicação, Informação, Cultura; Economia política da comunicação e da cultura; políticas de comunicação, de informação e de cultura; capitalismo, democratização da sociedade e novos mundos possíveis.

Coordenadora
Profa. Dra. Anita Simis (anitasimis@gmail.com)

Intervozes Realiza Seminário sobre Monopólios Digitais

 

O Intervozes, Coletivo Brasil de Comunicação, realiza, na próxima quinta-feira (10/05), o “Seminário Monopólios Digitais: Concentração e Diversidade na Internet”. O evento acontece das 13h30 às 19h30 na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, localizado na Rua Genebra, 25.

Durante, o evento será apresentada a pesquisa que deu origem ao site Monopólios Digitais (aqui), que entrará no ar na próxima quinta-feira. O estudo realizado pelo Intervozes partiu da análise dos aplicativos mais baixados, sites mais acessados, páginas de Facebook mais seguidas e canais de Youtube mais populares do país.

O seminário contará com a presença de especialistas e produtores de conteúdo para debater o cenário da Internet brasileira e o seu impacto na pluralidade de vozes presentes no debate público.

O seminário será organizado em 3 mesas:

13h30 – Monopólios digitais em uma Internet em mutação
– Jonas Valente – integrante do Intervozes e um dos autores da pesquisa
– Sérgio Amadeu – Integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil e professor da UFABC
– Raíssa Galvão – integrante da Mídia Ninja

15h30 – Impactos da concentração na liberdade de expressão
– Leonardo Sakamoto – jornalista e blogueiro
– Natália Néris – pesquisadora do InternetLab
– Renata Mielli – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

17h30 – Concentração e concorrência na Internet no Brasil
– Marina Pita – integrante do Intervozes e uma das autoras da pesquisa
– Vinícius Marques de Carvalho – ex-presidente do Cade
– João Brant – Observatório Latinoamericano de Regulación, Medios y Convergencia

Inscrições e mais informações aqui

Ou na página do evento no facebook neste link