Chamada para dossiê sobre comunicação popular, comunitária e cidadã

A Revista Mídia e Cotidiano, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), está recebendo artigos até o dia 2 de março para o dossiê temático “Comunicação popular, comunitária e cidadã: luta e resistência no atual cenário político neoliberal e conservador”.

Os editores convidados são a pesquisadora Denise Teresinha da Silva (Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA) e o pesquisador Pablo Nabarrete Bastos (UFF)

Ementa

O período histórico recente apresenta o recrudescimento do neoliberalismo e das forças conservadoras no Brasil e no mundo. No caso brasileiro, o cenário político de desestruturação de políticas públicas progressistas nas áreas de educação, comunicação, cultura e cidadania, de ofensiva aos direitos trabalhistas, ao serviço público, às populações indígenas, aos direitos das mulheres, de imigrantes, de negras e negros e da população LGBT, tem se agravado, combinada a interpostos jurídicos que visam conter manifestações populares por parte de governantes. E, tanto aqui como em vários locais do mundo, a grande mídia continua a iludir seu público, deturpando a maior parte das informações veiculadas. Contudo, também emergem nestes cenário conservador e neoliberal globalizado, estratégias comunicacionais e políticas de reorganização das forças políticas progressistas nas ruas e nas redes. 

O dossiê temático Comunicação popular, comunitária e cidadã:  luta e resistência no atual cenário político neoliberal e conservador pretende discutir como são estabelecidas as relações de cidadania nesta realidade sócio-política-cultural, com ênfase à situação brasileira, considerando o período histórico recente e também as movimentações políticas que ocorrem neste ano de eleições, com foco no contexto comunicacional. Espera-se contribuições que envolvam formas alternativas de comunicar os fatos políticos do cenário atual em contraposição à mensagem hegemônica da grande mídia, assim como análises que problematizem uma cidadania ativa e criativa, visando combater a opressão e potencializar uma maior participação na construção de uma sociedade democrática.

Sobre o periódico

A Revista Mídia e Cotidiano (Qualis B4 – Comunicação & Informação) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense. São bem vindos artigos teóricos e frutos de resultados de pesquisa, assim como resenhas de livros publicados no Brasil e no exterior. Além dos temas das seções temáticas, o periódico aceita em caráter permanente artigos de temas gerais que tratem ou dialoguem com a temática da Revista.

Mais informações em http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot