Painel Os desafios da democratização da Comunicação na UFC

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará promove no dia 8 de dezembro, às 17h, o Painel “Os desafios da democratização da comunicação” com Adílson Cabral (UFF) e Eula Cabral (Fundação Rui Barbosa), no Auditório de Pós-Graduação da História (2º andar do prédio do Curso de Jornalismo), no Centro de Humanidades 2, Campus do Benfica. 

O painel discutirá possibilidades de pesquisa e atuação em prol da democratização da comunicação, compreendendo os efeitos da concentração midiática na inibição da pluralidade e diversidade cultural, a palestra abordará também seus desdobramentos nas mídias regional e local.

A temática também contribui para colocar em evidência a busca das garantias legais para a afirmação da comunicação democrática como direito humano e para apresentar possibilidades de atuação de organizações sociais diante do presente cenário mediante sustentabilidade da radiodifusão comunitária.

O curso fornecerá certificado aos participantes inscritos pelo formulário do link.

Conheça os debatedores:

Adilson Cabral

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS). Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFF (2016-2020). Pós-doutor em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013), Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense (1992). Coordenador do EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência, além de pesquisador do COMUNI, grupo de pesquisa sediado na Universidade Metodista de São Paulo.

Eula Taveira Cabral

Tem Pós-Doutorado (2015) em Comunicação pela UERJ. É Doutora (2005) e Mestre (2000) em Comunicação Social pela UMESP. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e em Educação Religiosa pela Faculdade Batista de Teologia do Amazonas (1996). É Vice-Coordenadora e Professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa e atua com pesquisas e projetos no Setor de Políticas Culturais da FCRB (MinC). É jornalista, radialista e membro de instituições científicas nacionais e internacionais da área de comunicação. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência – UFF; Política Cultural – história e perspectivas contemporâneas e Grupo de Pesquisa de Tecnologias e Comunicação em Instituições de Memória (GPTICIM) – FCRB. Coordenadora nacional do GT Políticas de Comunicação da ULEPICC Brasil.