Revista EPTIC abre chamada de trabalhos sobre TV pública

A REVISTA EPTIC, produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), informa que está aberta até o dia 05  de junho  a chamada de trabalhos para a edição de set-dez. 2017, vol.19, n.3, que terá como tema de seu dossiê temático “50 anos da televisão pública brasileira”. O dossiê temático tem como coordenadoras: Profª Dra. Ivonete da Silva Lopes (Universidade Federal de Viçosa -UFV) e Profª Dra. Patrícia Maurício (PUC-Rio).

EMENTA

Setembro de 2017 marca os 50 anos da televisão pública brasileira, que nasceu sob a denominação educativa.  A data serve de mote para reflexões sobre a radiodifusão pública, que na sua trajetória tem ficado relegada à complementaridade do setor privado em razão do pouco investimento financeiro e ausência de uma política pública de fortalecimento do setor. Cenário que se agrava no momento atual da política brasileira com a precarização da comunicação pública tanto no âmbito nacional, envolvendo a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), quanto no das emissoras estaduais.

A partir da perspectiva crítica da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC), o dossiê acolhe trabalhos teóricos sobre comunicação pública e estudos empíricos que analisem o sistema público na sua complexidade ou especificidade. Os textos podem fazer referência ao contexto brasileiro, incluindo as razões pelas quais a radiodifusão pública no Brasil é relegada a um status inferior; estudos comparativos; ou trazer experiências internacionais de radiodifusão pública. Serão aceitos artigos que abordem temas como: política de comunicação para comunicação pública; estrutura do sistema público; gestão de canais públicos; modelo de financiamento; relações de trabalho; programação; telejornalismo público; digitalização e participação social.

Revista

Além do dossiê, o periódico, avaliado como B1 pelo Qualis Capes (Comunicação & Informação), segue recebendo contribuições para as suas outras sessões. A Revista Eptic  recebe colaborações, na área de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, em forma de Artigos, Ensaios, Relatos de Pesquisa, Entrevistas e Resenhas inéditos em periódicos nacionais, que poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

Exige-se dos autores das seções ARTIGOS E ENSAIOS e DOSSIÊ TEMÁTICO a titulação mínima de mestree que os mesmos sejam resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisa. A seção INVESTIGAÇÃO aceita artigos, fruto de pesquisa em desenvolvimento ou concluída, também de mestrandos e doutorandos, que também podem enviar resenhas de livros para publicação.

Para submissão consultar as regras no link: http://www.seer.ufs.br/index. php/eptic/about/submissions# onlineSubmissions