Chamada para dossiê “A pesquisa em jornalismo como espaço de observação do mundo: silêncios, censuras e potências”

A edição 2.2017 da revista Brazilian Journalism Research retoma o tema do último Congresso da SBPJor e se propõe a discutir as representação do Outro no discurso jornalístico, explorando as dificuldades e desafios colocados para o exercício da construção de sentidos sobre o mundo. O prazo para submissão de artigos é até o dia 30 de abril.

Em um momento que prima pela crise econômica brasileira, pela falta de diálogo e de tolerância – como ilustram os eventos recentes do cenário internacional, como a ascensão da extrema direita na Europa, as reações contra a imigração e acolhimento de refugiados, a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México –, é importante abrir espaço para uma reflexão sobre como o Jornalismo tem lidado com a diversidade, com a censura e com as limitações e interesses das corporações de mídia, da sociedade e dos próprios jornalistas.

Em um mundo complexo que enfrenta dificuldades e desafios em todos os níveis − dos indivíduos, das comunidades, das sociedades e do planeta como um todo −, é vital espaços abertos para o exercício amplo e plural da construção de sentidos sobre o mundo. Dentre estes desafios, insere-se igualmente o debate sobre as novas práticas comunicacionais que transcendem o modelo de negócios jornalístico tradicional, que se encontra igualmente em processo de revisão e transformação, segundo alguns autores, ou esgotamento, segundo outros.

Nesse sentido, a chamada de trabalhos está aberta a artigos que tratem dos seguintes temas:

• Análises (de conteúdo, discurso, semiológicas, narrativas) sobre como o mídia constrói e reforça sentidos hegemônicos sobre atores e grupos socialmente marginalizados; ou, pelo contrário, como o jornalismo atua como instância de transformação dessas representações;
• As representações do Outro na prática jornalística e no cotidiano de produção da notícia, incluindo estudos sobre os quadros cognitivos dos jornalistas, situações de censura ou autocensura, os constrangimentos organizacionais. Também podem ser propostas análises sobre as novas práticas comunicacionais que desafiam o modelo jornalístico tradicional.
• Análises relacionados à economia política da mídia (e do jornalismo) e que possam discutir o papel dos posicionamentos ideológicos das corporações jornalísticas na defesa de pontos de vista específicos sobre o outro.
Em um contexto de internacionalização, a BJR encoraja o desenvolvimento e a apresentação de estudos empíricos e também trabalhos pioneiros na esfera da pesquisa aplicada.

Normas

A extensão dos textos deve estar entre 30 mil e 40 mil caracteres com espaços.

Como a Brazilian Journalism Research (Qualis A2 – Comunicação e Informação) publica duas versões de cada número (português/espanhol e inglês), os autores dos artigos aceitos enviados em português ou espanhol deverão providenciar a tradução para o inglês. Do mesmo modo, os artigos submetidos e aceitos em inglês deverão providenciar a tradução para português ou espanhol.

Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio do sistema eletrônico SEER/OJS, disponível no site do periódico: http://bjr.sbpjor.org.br. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para bjr@gmail.com.

Diretrizes para os autores encontram-se no link: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/about/submissions#authorGuidelines

Prazos

Submissão dos artigos: até 30 de abril de 2017

Notificação de aceitação/recusa/modificações: 30 de junho de 2017

Envio da versão final em inglês, português/espanhol, inclusive com as revisões e informações adicionais solicitadas pelos editores: 30 de julho de 2017

Publicação: agosto de 2017