Chamada para bolsas de investigação CLACSO-OXFAM

OXFAM en América Latina y el Caribe através de sua Campanha IGUALES e o Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) abriram até o dia 27 de fevereiro para inscrições para bolsas de investigação com o tema “Elites, políticas fiscais e privilégios na América Latina e no Caribe”.

Convocatória

Esta convocatória busca aprofundar o conhecimento sobre as estratégias que desenvolvem as elites econômicas e políticas públicas em seu próprio benefício, aprofundando a desigualdade socioeconômica e afetando a qualidade democrática. A convocatória tem por objetivo construir um marco analítico que permita compreender o fenômeno, determinar suas consequências e elaborar propostas específicas e factíveis para frear esta captura do Estado que afeta as democracias na região.

As desigualdades fracionam nossas sociedades, dificultam uma luta sustentável contra a pobreza, geram violências, limitam a garantia de direitos para as grandes maiores, condicionam o crescimento econômico e, em definitivo, afetam a qualidade das democracias.

Pese aos avanços registrados, América Latina e o Caribe seguem sendo a região mais desigual do mundo na distribuição de recursos. A desigualdade da riqueza é extrema também, em 2014 os 10% mais ricos da região acumulavam 71% da riqueza. Apenas 32 pessoas tinham tanta riqueza acumulada quanto a metade mais pobre da região, quer dizer 300 milhões de pessoas. Uma pessoa de uma família multimilionária latino-americana tem uma recebe por ano 1154 vezes mais que uma pessoa de uma família situada no 20% mais pobre da região. A desaceleração econômica e o aumento do número de pessoas em situação de pobreza na América Latina e no Caribe fazem prioritário enfrentar a concentração.

A concentração de riqueza vai de igual para igual com a concentração de poder e portanto afeta a qualidade de nossas democracias porque perverte as instituições e os processos políticos e os submete ao serviço dos interesses das elites, em detrimento da cidadania. Estes são processos nos quais uma elite política ou econômica copta as instituições democráticas para induzir a geração de políticas que lhes permitam manter sua posição privilegiada na sociedade e usar o Estado em seu próprio benefício. Estes processos têm derivado em sistemas democráticos que não conseguem avançar o suficiente na garantia de direitos iguais à população; nos Estados capturados que negam direitos a muitos a custo dos privilégios para uns poucos.

A região de América Latina e Caribe tem provado que quando se utilizam certas políticas públicas é possível combater as desigualdades econômica e de oportunidades. Uma das políticas de maior relevância para isto é a política fiscal, tão quanto a sua dimensão impositiva como no referido ao gasto público, garantindo serviços públicos de educação, saúde, proteção social ou igualdade de gênero.

Perfil dos postulantes

Os/as postulantes deverão ser pesquisadores/as com experiência acadêmica que possuam título de mestrado ou doutorado. É condição indispensável que residam em algum país da América Latina ou Caribe e que contem com o aval institucional de algum dos centros membros pertencentes à Rede CLACSO (http://www.clacso.org/institucional/centros_asociados.php?s=2&idioma);

Cada pesquisador/a poderá participar apenas com uma proposta nesta chamada.

Bolsas

Serão oferecidas seis (6) bolsas de US$ 3.000 (três mil dólares) cada um/a para desenvolver a investigação proposta num período máximo de seis (6) meses. As bolsas serão dadas em cotas mediante transferências bancárias realizadas no nome dos/as ganhadores/as. Os fundos poderão ser utilizados sem restrições para todas aquelas atividades relacionadas com a pesquisa (levantamento e processamento de dados e informação, compra de livros, mobilidade, etc.) Os cinco projetos ganhadores trabalharão com o acompanhamento de um/a tutor/a que seguirá o processo de suas pesquisas. Este/a tutor/a será designado/a pelas instituições organizadoras.

Acesse o sistema de inscrição e veja outras bases e condições.

Mais informações: becasclacso-oxfam@clacso.edu.ar e http://www.clacso.org.ar/concursos_adm/adjuntos_concursos/78_byc_esp.pdf