Chamada para dossiê “Cultura de massas, mídia e política”

A Revista Aurora (Qualis B4 – Comunicação e Informação) está com chamada aberta até o dia 30 de abril para o dossiê temático “Cultura de massas, mídia e política”.

Ementa

As relações entre mídia e política perpassam, inevitavelmente, todas as áreas do conhecimento. Compreender essa transdisciplinaridade, tornando-a evidente é o esforço deste dossiê. Assim, espera-se reunir pesquisas que tratem de todas as vertentes da cultura de massas e expressões culturais veiculadas por alguma forma de mídia (tradicional ou digital) e suas implicações políticas em amplo sentido. Este projeto editorial resulta dos esforços colaborativos do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (Nutecca), em parceria com a Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Salamanca e a Revista Aurora.

Revista

A Revista AURORA nasce no período em que as profundas transformações tecnológicas se intensificam, tanto nos campos da arte, da mídia e da política. Tempos em que os termos ciberespaço e ciberdemocracia modificam as relações interpessoais e ampliam a difusão de informações. Apresenta-se como uma ferramenta auxiliar das discussões que se fazem presentes entre os pesquisadores do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Aliás, germina como proposta das comemorações dos 10 anos de criação do próprio Neamp.

AURORA também tem como objetivo a divulgação e difusão da produção dos pesquisadores do NEAMP, mas também da produção de pesquisadores, artistas e profissionais, de forma geral, que atuam nas áreas comuns da arte, da mídia e da política. Situa-se no campo da política, buscando ampliar essa área de conhecimento com interfaces na mídia e na arte. Assim, diante das diferentes modalidades da produção, disseminação e consumo da informação, a análise e o debate voltados aos meios de comunicação de massa e a cultura tornam-se relevantes para explicitar as tramas que envolvem os indivíduos e as instituições na contemporaneidade.

Informações sobre diretrizes de publicação: http://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/