E-book “EPC: teoria e estudos setoriais”

Está disponível para download a segunda edição da coleção de e-books organizados pelo grupo de pesquisa Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM/CEPOS), da Universidade Federal de Sergipe. Com o título “EPC: Teoria e estudos setoriais”, o livro é uma seleção de alguns dos artigos apresentados no XIV Seminário OBSCOM/Cepos, realizado em 2015, e foi organizado por Verlane Aragão Santos e Maurício Herrera-Jaramillo.

Apresentação (por César Bolaño)

Os textos que se seguem coroam, mais uma vez, os esforços envidados no Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM/UFS), através dos seus seminários internacionais, para estimular, socializar e aprofundar o debate sobre problemas relacionados à Comunicação e à Cultura, sob o viés da Economia Política. Constituem-se em material apresentado durante o XIV Seminário OBSCOM/CEPOS, realizado em 22 e 23 de outubro de 2015, no Campus São Cristóvão da UFS, com o tema “Comunicação e Marxismo”, seguindo as tradições da EPC, que o OBSCOM/UFS representa. Este livro reúne alguns dos trabalhos apresentados nas mesas do evento e nas sessões dos grupos de trabalho. O título “EPC: teorias e estudos setoriais” reflete o teor dos debates então realizados, que dividimos em duas partes.

A primeira, “EPC: alguns aportes ao corpo teórico”, reúne autores que participaram como palestrantes das mesas temáticas “Economia Política, Epistemologia da Comunicação e Práxis” e “Cultura, Criatividade, Comunicação e Trabalho”, com exceção do último texto que compôs as sessões de apresentação de trabalhos. Assim, trazemos os textos de Alain Herscovici (“Economia Política, Comunicação e Epistemologia: para uma crítica da crítica”), professor da UFES e referência da EPC no Brasil; de Ángel Páez (“Una lectura decolonial sobre
los procesos de apropiación social de la tecnología”), professor da Universidade de Zulia, Venezuela, que tem desenvolvido uma reflexão sobre o tema da apropriação social da tecnologia, tentando aproximá-lo, em colaboração com o OBSCOM, da teoria da EPC; de Mauricio Herrera-Jaramillo (“Acumulación por imposición” de conocimiento para la transformación de los modos de vida tradicionales por el capital”), colombiano, doutorando do programa de História Econômica da USP e membro do OBSCOM; e de Ivonete da Silva Lopes (“Televisão pública: o conceito da perspectiva latino-americana”), da UFV, vice-presidente da ULEPICC-Brasil e membro do OBSCOM/CEPOS.

A segunda parte, intitulada “Indústrias culturais e suas mediações: esporte, cinema e religião”, é composta dos demais estudos apresentados nas sessões de trabalho, que integraram o II Encontro dos Grupos de Pesquisa em Economia Política da Comunicação. Selecionados pelos coordenadores desta coletânea, de acordo com critérios convencionais de relevância acadêmica, representam bem o tipo de pesquisa empírica realizada no OBSCOM e em outros grupos vinculados à EPC brasileira. Note-se que, para além dos temas mais tradicionalmente tratados nesse âmbito, como a análise de setores das indústrias culturais como a televisão fechada, o cinema e a música, premiam-se também problemáticas relativamente pouco trabalhadas pela EPC, como o esporte e a religião. Assim, temos “A entrada do Fox Sports no mercado de TV fechada no Brasil: uma análise a partir das estruturas de mercado e da EPC”, de Anderson David Gomes dos Santos, professor da UFAL, membro destacado do grupo OBSCOM/CEPOS, além de diretor da ULEPICC-Brasil; “Sobre a proposta de indústria no Cinema Novo: apontamentos pré-EMBRAFILME”, de Mauro Luciano Souza de Araújo (UFS/UFSCar), e “ Religião e Indústria Cultural: acordos e desacordos na construção de um mercado diferenciado”, de Edson Ramos de Oliveira Costa (UFS), mestrando do PPGCOM/UFS e membro do OBSCOM.

O presente volume procura, no agregado, oferecer mais uma pequena contribuição para as discussões teóricas, conceituais e analíticas, produzidas por uma parte importante dos pesquisadores ligados direta ou indiretamente ao grupo OBSCOM/CEPOS, os quais, em diálogos internos e externos, têm influenciado os rumos da EPC, especialmente na sua vertente latino-americana.

O e-book pode ser baixado acessando a seção de “Publicações”, em “Série Cepos” ou a partir do link: https://drive.google.com/open?id=0B1A6TC7lKNo9VFpheThGUGVqVms