Programação ULEPICC-2017

A organização do X Congreso Internacional de la Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC – 2017) divulgou a programação do evento, que ocorrerá de 12 a 14 de julho de 2017 na sede da CIESPAL, em Quito.

O ULEPICC-2017 terá conferência inaugural com a pesquisadora da Universidade de Oregon (EUA) Janet Wasko. As demais mesas terão como temas: Comunicação e luta de classes – Nova teoria marxista no cenários digital (12); Tecnopolítica e formas contemporâneas de resistência cultural (13); Capitalismo financeiro e comunicação (13); Tratados de Livre Comércio e comunicação (14); e Diversidade Cultural e Políticas de Comunicação (15). Veja toda a programação na imagem abaixo:

Em breve serão divulgadas a quem teve trabalho aprovado para o evento os dias e horários por grupos de trabalho.

Para mais informações, acesse: http://ulepicc.org/congreso-ulepicc-2017/

Chamada para Revista Diálogo com a Economia Criativa

Está aberta até o dia 15 de julho a chamada de artigos para o quinto número (Num.5. vol.2) da revista Diálogo com a Economia Criativa, ligada ao Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio.

A Revista reúne artigos científicos, resenhas, entrevistas, artigos técnicos e registros de debates acadêmicos relacionados às áreas Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Comunicação, Design e Economia) e também de Ciências Humanas (Antropologia, Ciência Política, Geografia e Sociologia) que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico desses campos.

A Revista se propõe a lançar uma perspectiva interdisciplinar sobre o campo da Economia Criativa. Além disso, visa ampliar as relações entre pesquisadores brasileiros e internacionais por meio do alcance da mídia eletrônica.

Os artigos para a quarta edição podem ser submetidos até o dia 15 de julho de 2017, via e-mail, para o endereço revistadcec-rj@espm.br. Mais informações no site do periódico: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj

III SELACCULT- Seminário Comunicação e Cultura ocorre na UFMG

O COMCULT (Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades/PPGCOM/UFMG) convida para terceira edição do SELACCULT– Seminário América Latina Comunicação e Cultura, com o tema “Televisões Latino-americanas: desafios e tendências contemporâneos”. O evento ocorrerá nos idas 05 e 06 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A terceira edição do SELACCULT dá sequência a uma série de estudos que vem estabelecendo uma agenda de pesquisa em torno de problemáticas latino-americanas relacionadas à área de comunicação e cultura. Na primeira, realizada em novembro de 2013, abordou-se a diversidade cultural e sua relação com os meios de comunicação; na segunda, em maio de 2015, discutiu-se as televisualidades das culturas políticas latino-americanas; e, nesta terceira edição, o tema está voltado para as televisões latino-americanas diante da inegável importância cultural e política e dos inúmeros desafios que enfrenta num contexto de ambiente híbrido de media.

O III SELACCULT conta com três eixos: i) temas e agendas, ii) perspectivas, e iii) TV Pública, lei de meios e democratização e com a participação de pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Estados Unidos.

Você pode se inscrever aqui e acompanhar a página no facebook para mais informações.

E-book “EPC: teoria e estudos setoriais”

Está disponível para download a segunda edição da coleção de e-books organizados pelo grupo de pesquisa Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM/CEPOS), da Universidade Federal de Sergipe. Com o título “EPC: Teoria e estudos setoriais”, o livro é uma seleção de alguns dos artigos apresentados no XIV Seminário OBSCOM/Cepos, realizado em 2015, e foi organizado por Verlane Aragão Santos e Maurício Herrera-Jaramillo.

Apresentação (por César Bolaño)

Os textos que se seguem coroam, mais uma vez, os esforços envidados no Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM/UFS), através dos seus seminários internacionais, para estimular, socializar e aprofundar o debate sobre problemas relacionados à Comunicação e à Cultura, sob o viés da Economia Política. Constituem-se em material apresentado durante o XIV Seminário OBSCOM/CEPOS, realizado em 22 e 23 de outubro de 2015, no Campus São Cristóvão da UFS, com o tema “Comunicação e Marxismo”, seguindo as tradições da EPC, que o OBSCOM/UFS representa. Este livro reúne alguns dos trabalhos apresentados nas mesas do evento e nas sessões dos grupos de trabalho. O título “EPC: teorias e estudos setoriais” reflete o teor dos debates então realizados, que dividimos em duas partes.

A primeira, “EPC: alguns aportes ao corpo teórico”, reúne autores que participaram como palestrantes das mesas temáticas “Economia Política, Epistemologia da Comunicação e Práxis” e “Cultura, Criatividade, Comunicação e Trabalho”, com exceção do último texto que compôs as sessões de apresentação de trabalhos. Assim, trazemos os textos de Alain Herscovici (“Economia Política, Comunicação e Epistemologia: para uma crítica da crítica”), professor da UFES e referência da EPC no Brasil; de Ángel Páez (“Una lectura decolonial sobre
los procesos de apropiación social de la tecnología”), professor da Universidade de Zulia, Venezuela, que tem desenvolvido uma reflexão sobre o tema da apropriação social da tecnologia, tentando aproximá-lo, em colaboração com o OBSCOM, da teoria da EPC; de Mauricio Herrera-Jaramillo (“Acumulación por imposición” de conocimiento para la transformación de los modos de vida tradicionales por el capital”), colombiano, doutorando do programa de História Econômica da USP e membro do OBSCOM; e de Ivonete da Silva Lopes (“Televisão pública: o conceito da perspectiva latino-americana”), da UFV, vice-presidente da ULEPICC-Brasil e membro do OBSCOM/CEPOS.

A segunda parte, intitulada “Indústrias culturais e suas mediações: esporte, cinema e religião”, é composta dos demais estudos apresentados nas sessões de trabalho, que integraram o II Encontro dos Grupos de Pesquisa em Economia Política da Comunicação. Selecionados pelos coordenadores desta coletânea, de acordo com critérios convencionais de relevância acadêmica, representam bem o tipo de pesquisa empírica realizada no OBSCOM e em outros grupos vinculados à EPC brasileira. Note-se que, para além dos temas mais tradicionalmente tratados nesse âmbito, como a análise de setores das indústrias culturais como a televisão fechada, o cinema e a música, premiam-se também problemáticas relativamente pouco trabalhadas pela EPC, como o esporte e a religião. Assim, temos “A entrada do Fox Sports no mercado de TV fechada no Brasil: uma análise a partir das estruturas de mercado e da EPC”, de Anderson David Gomes dos Santos, professor da UFAL, membro destacado do grupo OBSCOM/CEPOS, além de diretor da ULEPICC-Brasil; “Sobre a proposta de indústria no Cinema Novo: apontamentos pré-EMBRAFILME”, de Mauro Luciano Souza de Araújo (UFS/UFSCar), e “ Religião e Indústria Cultural: acordos e desacordos na construção de um mercado diferenciado”, de Edson Ramos de Oliveira Costa (UFS), mestrando do PPGCOM/UFS e membro do OBSCOM.

O presente volume procura, no agregado, oferecer mais uma pequena contribuição para as discussões teóricas, conceituais e analíticas, produzidas por uma parte importante dos pesquisadores ligados direta ou indiretamente ao grupo OBSCOM/CEPOS, os quais, em diálogos internos e externos, têm influenciado os rumos da EPC, especialmente na sua vertente latino-americana.

O e-book pode ser baixado acessando a seção de “Publicações”, em “Série Cepos” ou a partir do link: https://drive.google.com/open?id=0B1A6TC7lKNo9VFpheThGUGVqVms

 

 

Chamada de trabalhos para a SBPJOR/JPJOR 2017

Estão abertas té o dia 31 de julho as chamadas de trabalhos para o 15° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e para o VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (VII JPJor). Eventos anuais organizados pela SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), eles serão realizados de 8 a 10 de novembro na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na capital paulista (SP), e terão como tema principal “Direitos Humanos e a Pesquisa em Jornalismo”.

O tema tem como objetivo reunir pesquisas que enfocam como o Jornalismo lida com o suporte – e as restrições – aos direitos inerentes aos seres humanos, que afetam diretamente a integridade, o valor e a qualidade de vida como um todo. Nesse contexto, os direitos à liberdade de opinião e de expressão estão tradicional e indissociavelmente ligados à prática e ao pensamento jornalísticos.

Submissão

Nos links abaixo, as informações necessárias para submeter seu trabalho:

1) Normas da chamada de trabalhos para a submissão;

2) Modelo para formatar os trabalhos a serem encaminhados ao 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo; [arquivo em anexo]. Acesso direto para submissão ao 15° SBPJor: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/schedConf/cfp

3) Modelo para formatar os trabalhos a serem encaminhados ao VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor); [arquivo em anexo]. Acesso direto para submissão ao VII JPJor:
http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/jpjor/JPJor2017/schedConf/cfp

4) Autorização do orientador para submissão de trabalhos encaminhados ao VI JPJor; [arquivo em anexo]

5) Tutoriais para submissão de trabalhos. [Submissão JPJor] [Submissão SBPJor]

Datas Importantes

Submissão de trabalhos: 5 de junho a 31 de julho de 2017.

Divulgação dos trabalhos selecionados: 1º de setembro de 2017.

Data limite do pagamento da inscrição para quem apresenta trabalho: 22 de setembro de 2017.

Divulgação da programação detalhada do evento: 30 de setembro de 2017.

Data de realização do VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo: 8 de novembro de 2017.

Data de realização do 15º  Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo: 8 a 10 de novembro de 2017.

E-book “Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação”

Está disponível para download gratuito o e-book “Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação”, organizado por Regina M. Marteleto e Ricardo M. Pimenta.

De acordo com os organizadores da edição, os capítulos decorrem de um projeto de pesquisa-ensino-comunicação científica, com foco nas formas sociais de produção da cultura, do conhecimento e da informação, reunindo pesquisadores vindos de disciplinas e instituições diferenciadas, o que “permite o trânsito de ideias e a sistematização dos produtos e resultados de pesquisas capazes de apontar para outras possíveis leituras e apropriações”.

O e-book é divido em três partes Parte 1. Bourdieu e as teorias implicadas no conhecimento do campo informacional;  Parte 2. Bourdieu, a informação e o campo científico; e  Parte 3. Bourdieu e a diversidade das práticas e processos culturais. A obra pode ser baixada no site da Editora Garamond: http://www.garamond.com.br/produto/Pierre-Bourdieu-e-a-produ%E7%E3o-social-da-cultura%2C-do-conhecimento-e-da-informa%E7%E3o.html. Segue a seguir o sumário:

– Prefácio
Bourdieu e o Ethos Acadêmico 
Maria Cecília de Souza Minayo

– Apresentação
Regina M. Marteleto & Ricardo M. Pimenta

Parte 1. Bourdieu e as teorias implicadas no conhecimento do campo informacional 
– A cultura, o conhecimento e a informação na obra de Pierre Bourdieu 
Regina Maria Marteleto

– Um esboço de autoanálise da Ciência da Informação: contribuições de Pierre Bourdieu
Marco Schneider, Arthur Coelho Bezerra, Leonardo Castro

– O que é Ciência da Informação? Desafios imediatos e impactos hipotéticos da “distinção” bourdieusiana na socioepistemologia dos estudos informacionais 
Gustavo Silva Saldanha

– Pierre Bourdieu no campo de estudos da informação: uma revisão da literatura
Marianna Zattar, Regina Maria Marteleto

– Anotações sobre linguagem, informação e cultura na praxiologia de Pierre Bourdieu 
Vinícios Souza de Menezes, Maria Nélida González de Gómez

– Uma proposta de diálogo entre o conhecimento praxiológico de Bourdieu e a organização do conhecimento 
Rodrigo de Santis, Rosali Fernandez de Souza

Parte 2. Bourdieu, a informação e o campo científico

– A Sociologia da Ciência de Pierre Bourdieu: ferramentas e pontos de vista
Carlos Otávio Fiúza Moreira

– A abordagem sociocultural da produção de conhecimento científico
Lidiane S. Carvalho

– Pierre Bourdieu e a produção do conhecimento científico: reflexões sobre uma ciência aberta
Vanessa Jorge, Sarita Albagli

Parte 3. Bourdieu e a diversidade das práticas e processos culturais

– Pequeno ensaio: do campo para a rede sociotécnica
Tamara Tania Cohen Egler

– Ciberespaço, internet e habitus: uma reflexão bourdieusiana sobre a era digital
Ricardo Medeiros Pimenta

– Na intimidade da oficina de pesquisa em educação popular: narrativas sobre um diálogo com Pierre Bourdieu
Marize Bastos da Cunha

– Uma leitura bourdieusiana da arquitetura 
Denise Morado Nascimento

– Pierre Bourdieu e Darcy Ribeiro: contrapontos sobre os sentidos do intelectual, da educação e da escola
Adelia Miglievich Ribeiro

– Estruturação do campo da produção da informação estatística oficial à luz da teoria bourdieusiana
Ana Rosa Pais Ribeiro, Nelson de Castro Senra

– Pierre Bourdieu e os públicos de museus
Angela Cardoso Guedes

– Posfácio
Pierre Bourdieu e os estudos da informação
Marco Antonio Almeida

Seminário Internacional: Mídia, Accountability e Liberdade de Expressão na Europa e na América Latina

A Universidade de Brasília (UnB) será sede nesta quarta-feira (21/06) de seminário internacional sobre Mídia, Liberdade de Expressão e Prestação de Contas, temas cada vez mais centrais das discussões políticas e sociais da realidade contemporânea. As atividades vão acontecer no Auditório Pompeu de Sousa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (subsolo do ICC Norte).

O evento tem a presença de pesquisadores(as) brasileiros(as) e alemães e é resultado de parceria entre UnB, Universidade Técnica de Dortmund (TU Dortmund, Alemanha), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH), Aliança Universitária da Região do Ruhr e CNPq.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://www.e-inscricao.com/unb/midiaeacc

As exposições e debates serão desenvolvidos em português, salvo as contribuições de Carina Zappe e de Susane Fengler que serão realizadas em inglês e que terão um resumo em português para contribuir com o diálogo com o público do evento.

A realização do evento é da UnB, em parceria com: Universidade Técnica de Dortmund (TU Dortmund, Alemanha), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH), Aliança Universitária da Região do Ruhr e CNPq.

Programação

21/6

8h20 Abertura oficial
8h30 Mídia, Accountabiliy e Liberdade de Expressão no Brasil e em outros países da América Latina

Mariella Bastian (TU Dortmund); Josenildo Guerra (UFS); Marcos Santuário (FEEVALE); e Fernando Oliveira Paulino (UnB)

10h Intervalo

10h15  Mídia, Accountabiliy e Liberdade de Expressão na Alemanha e em outros países da Europa

Mariella Bastian (TU Dortmund); Susanne Fengler (TU Dortmund); e Carina Zappe (Observatório do Jornalismo Europeu)