Revista EPTIC abre chamada sobre “territórios demarcados pelo mercado das Comunicações”

reveptic

A REVISTA EPTIC, produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), informa que está aberta até o dia 15 de maio a chamada de trabalhos para a edição de setembro-dezembro, vol.18, n.3 que terá como tema de seu dossiê temático “Global, Regional, Local: territórios demarcados pelo mercado das Comunicações”.

Ementa

Pensar a estruturação das indústrias culturais através das relações estabelecidas em suas dimensões territoriais é o propósito do próximo dossiê temático da Revista EPTIC. Trata-se de uma compreensão que permite múltiplos atravessamentos: interações entre os vários níveis e setores, atuação empresarial em níveis simultâneos, além de suas implicações na composição dos mercados, bem como na incidência destes em relação ao Estado.

Aspectos econômicos, políticos e culturais podem ser compreendidos a partir do enfoque na problemática territorial, relacionada ao atual estágio do capitalismo e da estruturação do setor das Comunicações, abrangendo reflexões em torno de normatizações multilaterais que orientam legislações nacionais no setor; concentração da mídia e suas implicações em mercados distintos; limites à regionalização, à independência e a diversidade da produção na radiodifusão; limitações e diferenciações regulatórias no âmbito global, em relação ao regional e ao local, entre outros.

Ao compreender uma perspectiva crítica no campo da economia política a partir do viés territorial, pretende-se aglutinar um conjunto de pesquisas que permitam tecer um campo abrangente de reflexões, capaz de dialogar com textos referenciais, ao mesmo tempo em que inspirar futuras contribuições sobre o campo da Comunicação que incorporem o viés territorial em suas diferentes matizes, oferecendo novos enfoques para compreender as transformações em curso no setor.

Revista

Além do dossiê, o periódico, avaliado como B1 pelo Qualis Capes (Área CSA1), segue recebendo contribuições para as suas outras sessões. A Revista Eptic  recebe colaborações, na área de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, em forma de Artigos, Ensaios, Relatos de Pesquisa, Entrevistas e Resenhas inéditos em periódicos nacionais, que poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

Exige-se dos autores das seções ARTIGOS E ENSAIOS e DOSSIÊ TEMÁTICO a titulação mínima de mestre e que os mesmos sejam resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisa. A seção INVESTIGAÇÃO aceita artigos, fruto de pesquisa em desenvolvimento ou concluída, também de mestrandos e doutorandos, que também podem enviar resenhas de livros para publicação.

Coordenadores do Dossiê  Temático: Profª Drª Eula T. Cabral e Prof. Dr. Adilson Cabral

Prazo para submissão de artigos: 15/05/2016

Mais informações: www.revistaeptic.ufs.br