Chamada de artigos sobre “Internet e Democracia”

democraciaufpr

A Revista Eletrônica de Ciência Política está com chamada aberta até o dia 11 de setembro para receber trabalhos ao dossiê “Internet e Democracia”, para Artigos Metodológicos e para a Seção Livre, cuja edição será publicada em dezembro deste ano.

Serão aceitos trabalhos inéditos em revistas, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, cujos autores sejam mestrandos, mestres ou doutorandos. Trabalhos de graduandos e graduados, assim como de doutores,serão aceitos na condição única de coautoria.

Ementa dossiê

O dossiê “Internet e Democracia” tem a expectativa de acolher trabalhos de cunho conceitual ou empírico dedicados a analisar experiências de uso das ferramentas de comunicação digital para aprimorar as práticas democráticas no Brasil e em outros países. Fazem parte do campo de interesses da edição abordagens que envolvam democracia digital; governo eletrônico; parlamentos online; conversação e deliberação na internet; movimentos sociais; ativismo digital; governança da internet; e campanhas online. A edição publicará produções que tratem do tema sob a ótica da Ciência Política, norteadas por orientações teórico-metodológicas diversas.

Sobre a Revista

A Revista Eletrônica de Ciência Política é uma revista produzida pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Tem como principal objetivo divulgar a produção científica de jovens pesquisadores – mestrandos, mestres e doutorandos –  em temas pertinentes à área de Ciência Política.

No sentido de fomentar intercâmbios de caráter científico entre países latino-americanos, a Revista Eletrônica de Ciência Política propõe a publicação de textos em português, inglês e espanhol. Desse modo pretendemos proporcionar um canal de comunicação acadêmico e científico entre jovens pesquisadores, vinculados a núcleos de pesquisa e estudos territorialmente distantes que apresentam convergências temáticas em suas agendas de pesquisa.

Sua periodicidade é semestral, e cada número tem 4 seções. A seção central, sob a forma de dossiê, aborda temas de destaque dentro da Ciência Política. A segunda seção é destinada à publicação de artigos relevantes sem relação temática com o dossiê, denominada de ‘Demanda Contínua’. A terceira seção, sob o título de ‘Notas Metodológicas’, propõe a publicização de artigos que tratem de questões métodos, técnicas e o andamento das pesquisas, com especial destaque para dificuldades, desafios e experiências de campo típicas aos pesquisadores em Ciência Política. A quarta e última seção consiste na ‘Tradução’, que, inicialmente, não estará aberta à submissão, ficando a cargo do comitê editorial. Esta seção tem por objetivo a publicização de textos internacionais contemporâneos de relevância metodológica e teórica para o campo da Ciência Política, no sentido de propor a inserção de temas internacionais no meio acadêmico e científico nacional.

Mais detalhes acerca das normas de formatação, do processo de submissão e da linha editorial da revista podem ser obtidos no site: www.ser.ufpr.br/politica ou via e-mail: revistacienciapolitica@gmail.com.